Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26095
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_EsterGeraldoCampeloTorres_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)1,62 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Capital corporal e desigualdade na educação física escolar : um estudo dos critérios de escolha de alunos na prática esportiva
Autor(es): Torres, Ester Geraldo Campelo
Orientador(es): Azevedo, Aldo Antônio de
Assunto: Educação física escolar
Exercícios físicos
Data de apresentação: Nov-2018
Data de publicação: 1-Dez-2020
Referência: TORRES, Ester Geraldo Campelo. Capital corporal e desigualdade na educação física escolar: um estudo dos critérios de escolha de alunos na prática esportiva. 2018. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise da Educação Física escolar em duas escolas públicas de Brasília, cujo o objetivo foi investigar se e como os professores selecionam os estudantes para a prática esportiva nas aulas de educação física e averiguar a existência de capital corporal nas aulas de educação física, por esse motivo foi verificada e analisada a ocorrência de elementos de distinção nas aulas de educação física. Contribuíram com essa pesquisa 3 professores de educação física e foram observadas 7 aulas de cada professor, o que resultou em um universo de amostra de 21 aulas. Os resultados apontaram que a inteligência tática foi observada na pesquisa 11 vezes; a coordenação motora foi observada na referente pesquisa 17 vezes; a técnica foi observada 17 vezes; a experiência de jogo foi observada 15 vezes; as valências físicas força, velocidade e resistência foram observadas 17 vezes; a condição física foi observada 13 vezes e a qualidade corporal foi observada apenas 5 vezes. Após a coleta e análise dos dados, percebe-se que, ao menos nesta amostragem, a Educação Física escolar dispõe de capital corporal em todas as aulas práticas, isso ocorre porque em todas as aulas práticas é possível analisar elementos de distinção presentes nos conteúdos ministrados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.