Título: | Efeitos da práxis do projeto de ação contínua Movi-mente em alunos da disciplina corporeidade e expressão em educação física |
Autor(es): | Ferreira, Evelyn Lara de Oliveira |
Orientador(es): | Brito, Marcelo de |
Assunto: | Consciência Corpo e mente |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 1-Dez-2020 |
Referência: | FERREIRA, Evelyn Lara de Oliveira. Efeitos da práxis do projeto de ação contínua Movi-mente em alunos da disciplina corporeidade e expressão em educação física. 2018. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Em face da minha experiência pessoal com o curso sobre Corporeidade e Expressão, surgiu a curiosidade sobre os efeitos dessa disciplina e do projeto de extensão Movi-mente em seus participantes. Este estudo tem como objetivo analisar o aprofundamento e a compreensão dos temas centrais do curso e do projeto, observando as respostas quanto às dimensões humanas (física, emocional, mental e espiritual). Nesse sentido, utilizou-se um questionário com escala de Linkert, aplicado a um grupo virtual de participantes do projeto Movi-mente e aos grupos do curso Corporeidade e Expressão. As questões foram classificadas nas dimensões humanas e posteriormente analisadas na forma de gráficos. Os resultados de ambos os grupos tiveram altas taxas de respostas positivas em todas as dimensões. O grupo Movi-mente apresentou respostas mais concentradas, enquanto o de Corporeidade mostrou respostas mais esparsas, indo em direção a respostas negativas. Concluímos que ambos os grupos têm semelhanças no que propõem, entretanto, o grupo Corporeidade é inferior ao do Movi-mente, mostrando que não é possível alcançar o mesmo nível do projeto de extensão em apenas um semestre. |
Abstract: | In face of my personal experience with the course on Corporeity and Expression, curiosity arose about the effects of this discipline and of the extension project Movi-mente on their participants. This study has the goal of analyzing the deepening and comprehension of the central themes of the course and the project, observing the responses regarding the human dimensions (Physical, Emotional, Mental and Spiritual). In this sense, we used a questionnaire with a Linkert scale, which was applied to a virtual group of participants of the Movi-mente project and to the groups of the course Corporeity and Expression. The questions were classified in the human dimensions and thereafter analyzed in the form of graphs. The results of both groups had high rates of positive responses in all dimensions. The Movi-mente group presented more concentrated answers, while the Corporeity showed more sparse ones, going towards negative responses. We concluded that both groups have similarities on what they propose, however, the Corporeity group is inferior to the Movi-mente one, showing that it is not possible to achieve the same level of the extension project in only one semester. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.