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Título: O uso do Twitter como ferramenta da diplomacia pública : estudo de caso da crise da Venezuela
Autor(es): Barreto, Bruna Passos
Orientador(es): Geraldes, Elen Cristina
Assunto: Mídia social
Twitter (Rede social on-line)
Diplomacia pública
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 30-Nov-2020
Referência: BARRETO, Bruna Passos. O uso do Twitter como ferramenta da diplomacia pública: estudo de caso da crise da Venezuela. 2019. 56 f., il . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: As redes sociais, em geral, têm angariado cada vez mais força como canal de comunicação, tornando-se peça estratégica na formulação de comunicação, incluída a pública, o que se reflete diretamente na chamada “diplomacia de Twitter”. Assim, este projeto analisa a capacidade da utilização do Twitter na construção da imagem do Itamaraty diante da opinião pública por meio da imprensa. Dessa forma, sob o contexto da crise da fronteira entre Brasil e Venezuela em fevereiro de 2019, foi realizado um estudo de caso em que se analisou a força do conteúdo publicado no perfil oficial do Itamaraty e no do atual chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, no Twitter, em pautar a imprensa. Além disso, utilizou-se a análise de conteúdo para compreender como a imprensa, em geral, realizou a cobertura do evento, bem como a forma com que reportou o posicionamento oficial do ministério. Observou-se, por fim, que o Twitter do MRE é bastante eficiente em pautar a imprensa, uma vez que o conteúdo publicado em seu perfil referente ao evento tornou-se pauta; e, ainda, que a imprensa adotou majoritariamente a postura de repassar o posicionamento oficial sem muitas interferências.
Abstract: Social media have, in general, becoming more and more powerful as communication channel, devolving into a strategic piece in the formulation of communication, including public communication, whichi is reflected directly in the so-called “Twitter Diplomacy”. Thus, this project analyzes the capacity of the use of Twitter in the construction of Itamaraty's image before public opinion through the press. Thus, under the context of the crisis of the border between Brazil and Venezuela in February 2019, a case study was conducted in which the strength of the content published in the official profile of Itamaraty and the current Brazilian chancellor, Ernesto Araújo, was analyzed on Twitter, in addition, the content analysis was used to understand how the press, in general, covered the event, as well as how it reported the official position of the ministry. It was observed, finally, that the Twitter of the MRE is very efficient in guiding the press, once the content published in its profile related to the event became a guideline; and also that the press adopted a majority position of reviewing the official position without much interference.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2019.
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