Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fabro, Adriano Todorovic | - |
dc.contributor.author | Silva, Guilherme Augusto Daniel da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Guilherme Augusto D. da. Desempenho acústico em dutos com liners e fluxo uniforme subsônico. 2019. x, 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Turbo máquinas como fans, compressores e turbinas estão entre as mais importantes fontes de ruído aeroacústico. Tipicamente, a interação aeroacústica entre as pás
do rotor e estator de turbofans aeronáuticos geram ruídos tonais que se propagam ao
longo do duto da nacele e tem grande contribuição no ruído aeronáutico total gerado por
aeronaves modernas. Os modos acústicos gerados dessa interação dependem do número
de pás do rotor e do estator, conhecido como relação de Tyler e Sofrin. Nesse sentido,
liners acústicos empregados nas paredes na nacele são comumente utilizados para controle
de ruído, utilizando o mecanismo de ressonadores de Helmholtz para atenuação acústica.
Nesse trabalho, será feita uma investigação analítica dos modos acústicos em dutos resultantes da iteração entre rotor-estator. Esse modelo será então utilizado para analisar o
desempenho de atenuação de ruído de liners utilizando modelos clássicos de impedância
na parede da nacele. Espera-se com esse trabalho, propor uma metodologia analítica de
projeto com baixo custo computacional para o auxílio no desenvolvimento de métodos
numérico de alto desempenho | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dutos acústicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ruído aeronáutico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Controle de ruído | pt_BR |
dc.title | Desempenho acústico em dutos com liners e fluxo uniforme subsônico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-11-30T14:22:11Z | - |
dc.date.available | 2020-11-30T14:22:11Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26057 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Turbo machines such as fans, compressors and turbines are among the most important sources of aeroacoustic noise. Typically, the aeroacoustic interaction between the
rotor and stator blades of aeronautical turbofan generates tonal noises that propagate
along the nacelle duct and has great contribution in the total aeronautical noise generated by modern aircraft. The acoustic modes generated from this interaction depend on
the number of blades of the rotor and the stator, known as the Tyler and Sofrin relationship. In this sense, acoustic liners used in the nacelle walls are commonly used for noise
control, using the Helmholtz resonator mechanism for acoustic attenuation. In this work,
an analytical investigation of the acoustic modes in ducts resulting from the rotor-stator
iteration will be done. This model will then be used to analyze the noise attenuation
performance of liners using classical models of impedance on the nacelle wall. He hopes
to propose a low cost computational design methodology for the development of high
performance numerical methods. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
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