Título: | Método da fronteira imersa com método de projeção |
Autor(es): | Paula, Rogério Ghiraldeli Botelho De |
Orientador(es): | Oliveira, Taygoara Felamingo de |
Assunto: | Escoamento (Engenharia) Diferenças finitas Fluidos |
Data de apresentação: | 6-Dez-2019 |
Data de publicação: | 30-Nov-2020 |
Referência: | PAULA, Rogério Ghiraldeli Botelho de. Método da fronteira imersa com método de projeção. 2019. xiii, 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma revisão sobre os métodos de projeção e fronteira imersa.
Desenvolveu-se um método numérico para simulação de escoamentos em corpos rígidos
em um problema com entrada e saída de fluido. Para isso, utilizou-se o método de CrankNicolson para discretização no tempo e o método das diferenças finitas com malha defasada para discretização espacial. Simulações de um escoamento ao redor de um cilindro
foram feitas e os resultados obtidos para o campo de velocidades, campo de pressão, linhas
de corrente e coeficientes aerodinâmicos foram analisados. O método utilizado se mostrou
satisfatório em vários quesitos como coeficientes aerodinâmicos, número de Strouhal. Entretanto, a condição de aderência não foi atingida devido a uma pequena diferença. Os
resultados mostram que o método produz resultados satisfatórios mas com ressalvas. |
Abstract: | This work presents a review over the projection method and immersed boundary method.
A numerical method was developed to simulate flow around a rigid body with inlet and
outlet flow conditions. A Crank-Nicolson scheme is used for time discretization and finite
differences are used with a staggered grid for spatial discretization. Simulations of flow
around a circular cylinder were performed and the results of field velocity, pressure field,
streamlines and aerodynamic coefficients were analyzed. The implemented method showed
satisfactory results as in lift and drag coefficients and Strouhal number. However, results
as the no-slip condition were not achieved, due to a small difference, indicating that the
method produce satisfactory results but with caveats. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia,
Departamento de Engenharia Mecânica, 2019. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
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