Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26034
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JackelineFlaviaBarbosa_tcc.pdf974,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O princípio da eficiência no uso de recursos materiais na Secretaria Municipal de Educação de Anápolis
Autor(es): Barbosa, Jackeline Flávia
Orientador(es): Costa, Ildenice Lima
Assunto: Administração pública
Princípio da eficiência
Administração municipal
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 26-Nov-2020
Referência: BARBOSA, Jackeline Flávia. O princípio da eficiência no uso de recursos materiais na Secretaria Municipal de Educação de Anápolis. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Anápolis – GO, 2019.
Resumo: Os princípios administrativos expressos no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 norteiam da Administração Pública direta ou indireta no exercício das atividades e funções desempenhadas pelos agentes públicos. Para a Administração Pública, colocá-los em prática não é uma tarefa fácil, porém necessária, para que todos os atos administrativos sejam executados dentro da lei. O princípio da eficiência é um exemplo disso, já que são necessários requisitos como agilidade, presteza, economia de materiais e recursos públicos para uma boa administração. Assim, este estudo levantou dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação de Anápolis no sentido de verificar se no uso de recursos materiais (papéis) gastos na impressão de documentos em alguns departamentos desta Secretaria, está sendo aplicado o princípio da eficiência. Para isso, a pesquisa foi do tipo quantitativa, cujos dados foram obtidos por meio de questionários, com questões fechadas, junto aos servidores lotados nos departamentos da Secretaria. De posse dos dados coletados e após sua interpretação, observouse que a maioria dos servidores participantes da pesquisa têm conhecimento a respeito do princípio da eficiência, bem como praticam ações de reciclagem e até mesmo sustentáveis. Um fato notado foi que muitos servidores acreditam que documentos como ofícios e memorandos não podem ser substituídos por mensagens eletrônicas, o que é paradoxal, a se considerar o avanço das tecnologias de informação e as respostas que ressaltam a importância da economia de papéis para evitar o desperdício.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.