Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26025
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GleideMariaGomes_tcc.pdf373,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Políticas públicas : garantindo equidade social
Autor(es): Gomes, Gleide Maria
Orientador(es): Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Políticas públicas - saúde
Igualdade social
Ação social
Pobreza
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 26-Nov-2020
Referência: GOMES, Gleide Maria. Políticas públicas: garantindo equidade social. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Anápolis - GO, 2019.
Resumo: Políticas Públicas englobam ações que beneficiam a sociedade como um todo, mas que se destine primordialmente a parcela da sociedade que mais precisa e que esteja em estado de pobreza ou pobreza extrema, este trabalho deverá subsidiar entendimento de como questões sociais foram e estão sendo tratadas em nossa sociedade, com finalidade de questionar, de salientar o quanto a exclusão é prejudicial para toda sociedade e qual o papel das políticas públicas para amenizar a pobreza e exclusão. A falta de recursos perante más gestões retiram da população direitos básicos principalmente da área da saúde, definindo uma falta de equidade total, que desordenam as obtenções de prioridades. A equidade social porém, promove inserção de quem não está provido de nenhuma perspectiva, entretanto os gestores como principais ofertantes de insumos, prioridades e recursos são os principais atores desse cenário, pois são eles que podem e tem obrigações de fortalecer a equidade para todos de forma que com programas e metas bem elaboradas pelo princípio da responsabilidade dar assistência à saúde a quem realmente necessita. O principal sistema universal de atendimento do País é o SUS (Sistema Único de Saúde), a sua implantação provém de vários moldes e de tentativas de assistência à saúde pública, onde ao longos dos anos foram se fortalecendo e se flexibilizando para que garantissem assistencialismo de saúde universal, sem distinção de renda, cor, raça dentre outros. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o que vem sendo feito pelos gestores em prol das políticas públicas para a saúde, verificando assim se os mesmos estão implantando novas e eficientes ações. Utiliza-se para compor este trabalho pesquisas exploratórias descritivas em meios da internet condensando maior parte de procura em portais e sites acadêmicos, pois são os mais confiáveis, foi feita uma análise bibliográfica ampla buscando o maior embasamento possível que permita um desenvolvimento com qualidade da teoria inserida neste trabalho. Para obtenção dos resultados e conclusões foram feitas análises documentais, onde foi possível identificar as normas de regulamentação de atendimentos públicos proporcionados pelo SUS, ações, programas e por fim foi feito uma reflexão concluindo se as políticas públicas são efetivas e se realmente há necessidade de implantação de outras novas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.