Título: | A publicidade em saúde no Brasil : uma análise das campanhas nacionais de dengue dos últimos cinco anos |
Autor(es): | Rumpf, Raíssa Monnerat |
Orientador(es): | Abreu, Maria Fernanda Dangelo Valentim |
Assunto: | Saúde pública Dengue Propaganda Semiótica |
Data de apresentação: | Jun-2019 |
Data de publicação: | 23-Nov-2020 |
Referência: | RUMPF, Raíssa Monnerat. A publicidade em saúde no Brasil: uma análise das campanhas nacionais de dengue dos últimos cinco anos. 2019. 103 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O tema da dengue no Brasil é de urgente debate. Este trabalho visa abordar parte da
questão, no que tange o campo da comunicação e mais especificamente, o da publicidade. Por
meio de um histórico das políticas públicas em saúde no país e da publicidade no que tange a
questão da comunicação em saúde, contextualizou-se o recorte e constitui-se o referencial
teórico para embasamento desta pesquisa. Com base em um levamento das campanhas dos
últimos cinco anos em comunicação de dengue, fez-se uma análise semiótica dos ícones, signos
e do sentido denotativo e conotativo das peças escolhidas, para que assim, fosse analisada a
possível influência que estes elementos exercem na compreensão da mensagem por parte do
público. |
Abstract: | The topic of dengue in Brazil is an urgent debate. This paper aims to address the issue
regarding communication and more specifically, advertising. Through a history of public
health policies in the country and publicity regarding the issue of communication in health.
This history constituted and contextualized the theoretical framework for this research. A
semiotic analysis of the icons, signs and the denotative and connotative meaning of the chosen
advertisement pieces was carried out based on a series of campaigns over the last five years in
dengue communication. This was carried out in order to analyze the possible influences of these
elements on the public's understanding of the message conveyed by the dengue campaigns. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propaganda, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Publicidade e Propaganda
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.