Título: | As hortas comunitárias urbanas e suas contribuições para a educação ambiental e a sustentabilidade : compreensões e experiências dos usuários da Horta Comunitária do Guará – DF |
Autor(es): | Borges, Isabella Nogueira |
Orientador(es): | Cruz, Tânia Cristina da Silva |
Assunto: | Horta comunitária Educação ambiental Cidadania Interação homem-natureza Agricultura urbana |
Data de apresentação: | 24-Jun-2019 |
Data de publicação: | 23-Nov-2020 |
Referência: | BORGES, Isabella Nogueira. As hortas comunitárias urbanas e suas contribuições para a educação ambiental e a sustentabilidade: compreensões e experiências dos usuários da Horta Comunitária do Guará – DF. 2019. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)–Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019 |
Resumo: | As Hortas urbanas comunitárias são ações coletivas de Agricultura Urbana destacadas por
serem espaços urbanos sustentáveis, que através da mobilização de pessoas, são capazes de
impactar em mudanças sociais, ambientais, e econômicas positivas. Assim, diante das
diferentes funcionalidades dessas hortas em benefício da comunidade e do meio ambiente, e
como estimulo ao exercício da cidadania, este trabalho tem por objetivo geral identificar as
contribuições das hortas comunitárias urbanas na promoção de educação ambiental voltada à
construção da cidadania de modo a levar os indivíduos a praticarem a sustentabilidade, a
partir da experiência dos usuários da Horta Comunitária do Guará. Neste contexto, os
objetivos específicos buscaram identificar: o conhecimento dos usuários sobre
sustentabilidade; avaliar a contribuição da horta para o processo de educação ambiental dos
usuários; e identificar se a horta comunitária contribui para a formação de indivíduos com
maior participação cidadã e envolvimento com questões ambientais. A metodologia desta
pesquisa baseou-se em pesquisa bibliográfica, observação participante e uso de abordagem
mista com a aplicação de questionários por entrevista estruturada na Horta Comunitária do
Guará localizada na QE 38 da cidade do Guará II - DF. Os resultados verificados mostraram
que a horta proporciona um espaço de interação social e com a natureza, que resgata
sentimentos de coletividade e pertencimento e permite a troca de conhecimentos e
experiências. A participação na horta conduz: ao engajamento com outras ações ambientais e
sociais; ao compartilhamento de informações e participação em consultas populares online e
petições; e a adoção de práticas sustentáveis. Aliado a isso, os participantes afirmaram se
sentir mais envolvidos e atentos as questões ambientais uma vez a horta é percebida pela
maioria como um local que propicia discussões relevantes. Dessa forma, pode-se concluir que
a horta pode potencializar o agir da comunidade em prol de uma gestão sustentável e
participativa do meio urbano. |
Abstract: | Community urban gardens are collective actions of urban agriculture highlighted as being
sustainable urban spaces, which through the mobilization of people, are capable of impacting
positive social, environmental, and economic changes. Thus, in view of the different
functionalities of these gardens for the benefit of the community and the environment, and as
a stimulus to the exercise of citizenship, this work has as general objective to identify the
contributions of urban community gardens in the promotion of environmental education
aimed at the construction of citizenship in a way to lead individuals to practice sustainability,
based on the experience of the users of the Community Garden of Guará. In this context, the
specific objectives sought to identify: users' knowledge about sustainability; evaluate the
contribution of the garden to the process of environmental education of users; and to identify
if the community garden contributes to the formation of individuals with greater citizen
participation and involvement with environmental issues. The methodology of this research
was based on bibliographic research, participant observation and use of mixed approach with
the application of questionnaires by structured interview in Guara Community Garden located
in QE 38 of the city of Guará II - DF. The verified results showed that the garden provides a
space of social interaction and with nature, which rescues feelings of collective and belonging
and allows the exchange of knowledge and experiences. Participation in the garden leads to:
engagement with other environmental and social actions; sharing information and
participating in popular online inquiries and petitions; and the adoption of sustainable
practices. In addition, the participants said they feel more involved and attentive to
environmental issues since the garden is perceived by the majority as a place that provides
relevant discussions. In this way, it can be concluded that the garden can enhance the
community's action in favor of a sustainable and participatory management of the urban
environment. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019. |
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