Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25994
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_IsabellaNogueiraBorges_tcc.pdf1,97 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As hortas comunitárias urbanas e suas contribuições para a educação ambiental e a sustentabilidade : compreensões e experiências dos usuários da Horta Comunitária do Guará – DF
Autor(es): Borges, Isabella Nogueira
Orientador(es): Cruz, Tânia Cristina da Silva
Assunto: Horta comunitária
Educação ambiental
Cidadania
Interação homem-natureza
Agricultura urbana
Data de apresentação: 24-Jun-2019
Data de publicação: 23-Nov-2020
Referência: BORGES, Isabella Nogueira. As hortas comunitárias urbanas e suas contribuições para a educação ambiental e a sustentabilidade: compreensões e experiências dos usuários da Horta Comunitária do Guará – DF. 2019. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)–Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019
Resumo: As Hortas urbanas comunitárias são ações coletivas de Agricultura Urbana destacadas por serem espaços urbanos sustentáveis, que através da mobilização de pessoas, são capazes de impactar em mudanças sociais, ambientais, e econômicas positivas. Assim, diante das diferentes funcionalidades dessas hortas em benefício da comunidade e do meio ambiente, e como estimulo ao exercício da cidadania, este trabalho tem por objetivo geral identificar as contribuições das hortas comunitárias urbanas na promoção de educação ambiental voltada à construção da cidadania de modo a levar os indivíduos a praticarem a sustentabilidade, a partir da experiência dos usuários da Horta Comunitária do Guará. Neste contexto, os objetivos específicos buscaram identificar: o conhecimento dos usuários sobre sustentabilidade; avaliar a contribuição da horta para o processo de educação ambiental dos usuários; e identificar se a horta comunitária contribui para a formação de indivíduos com maior participação cidadã e envolvimento com questões ambientais. A metodologia desta pesquisa baseou-se em pesquisa bibliográfica, observação participante e uso de abordagem mista com a aplicação de questionários por entrevista estruturada na Horta Comunitária do Guará localizada na QE 38 da cidade do Guará II - DF. Os resultados verificados mostraram que a horta proporciona um espaço de interação social e com a natureza, que resgata sentimentos de coletividade e pertencimento e permite a troca de conhecimentos e experiências. A participação na horta conduz: ao engajamento com outras ações ambientais e sociais; ao compartilhamento de informações e participação em consultas populares online e petições; e a adoção de práticas sustentáveis. Aliado a isso, os participantes afirmaram se sentir mais envolvidos e atentos as questões ambientais uma vez a horta é percebida pela maioria como um local que propicia discussões relevantes. Dessa forma, pode-se concluir que a horta pode potencializar o agir da comunidade em prol de uma gestão sustentável e participativa do meio urbano.
Abstract: Community urban gardens are collective actions of urban agriculture highlighted as being sustainable urban spaces, which through the mobilization of people, are capable of impacting positive social, environmental, and economic changes. Thus, in view of the different functionalities of these gardens for the benefit of the community and the environment, and as a stimulus to the exercise of citizenship, this work has as general objective to identify the contributions of urban community gardens in the promotion of environmental education aimed at the construction of citizenship in a way to lead individuals to practice sustainability, based on the experience of the users of the Community Garden of Guará. In this context, the specific objectives sought to identify: users' knowledge about sustainability; evaluate the contribution of the garden to the process of environmental education of users; and to identify if the community garden contributes to the formation of individuals with greater citizen participation and involvement with environmental issues. The methodology of this research was based on bibliographic research, participant observation and use of mixed approach with the application of questionnaires by structured interview in Guara Community Garden located in QE 38 of the city of Guará II - DF. The verified results showed that the garden provides a space of social interaction and with nature, which rescues feelings of collective and belonging and allows the exchange of knowledge and experiences. Participation in the garden leads to: engagement with other environmental and social actions; sharing information and participating in popular online inquiries and petitions; and the adoption of sustainable practices. In addition, the participants said they feel more involved and attentive to environmental issues since the garden is perceived by the majority as a place that provides relevant discussions. In this way, it can be concluded that the garden can enhance the community's action in favor of a sustainable and participatory management of the urban environment.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.