Título: | Relação jovem e natureza : o desenvolvimento de jovens desbravadores pelo gosto da natureza |
Autor(es): | Bitarães, Débora Ferreira de Sales Silva |
Coorientador(es): | Layrargues, Philippe Pomier |
Assunto: | Meio ambiente Preservação ambiental Juventude Interação homem-natureza Adolescentes |
Data de apresentação: | 18-Jun-2019 |
Data de publicação: | 23-Nov-2020 |
Referência: | BITARÃES, Débora Ferreira de Sales Silva. Relação jovem e natureza: o desenvolvimento de jovens desbravadores pelo gosto da natureza. 2019. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)–Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal entender como a interação do jovem com
ambientes naturais pode ser positiva para o seu desenvolvimento, a partir da sua imersão na
natureza, e como essa experiência é retribuída ao meio ambiente. É por causa de facilidades
como a tecnologia que as pessoas estão cada vez mais distantes e com os jovens não é
diferente, por isso fala-se do “transtorno de déficit de natureza”, que é quando o jovem vai
crescendo cada vez mais distante de ambientes naturais. Por isso, é preciso mencionar a
importância de proporcionar a interação desse jovem com o meio ambiente, para que ocorra a
sua reconexão e assim as novas gerações também possuam laços e sentimentos pelo ambiente
em que está inserida, uma forma desses laços surgirem é por meio da imersão do jovem na
natureza com o intuito no desenvolvimento no gostar da natureza, sendo então uma espécie de
intervenção contra a apatia e a indiferença para casos como da degradação ambiental, para
que o jovem em questão tenha uma conexão sólida e cheia de sentimentos intensos como de
amor, paz, renascimento, alegria, cura, sensação de liberdade entre outros mais – porque a
natureza pode ser terapêutica e nos beneficiar em diversos aspectos, como por meio de
sensações e sentimentos proporcionados pelo contato com a natureza, por isso passamos a
estudar os benefícios da natureza, conhecida como “natureza terapêutica”. O trabalho foi feito
por meio de revisões literárias e um estudo de caso com o Clube de Desbravadores Planalto
de Planaltina-DF. Os Desbravadores são meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos,
que se reúnem uma vez por semana para aprender a desenvolver o seus talentos, habilidades,
percepções e o gosto pela natureza, sendo assim uma opção de integrar o jovem que vive no
meio urbano com a natureza, por isso foi aplicado questionário para esse clube que participa
de atividades na natureza, aprendendo a partir dessas atividades a tomar boas decisões, ter
bons relacionamentos, ser independente, confiante e etc. Portanto o jovem que vive no meio
urbano e que está distante da natureza e passa a ter contato com ela ainda em sua infância,
pode melhorar seu desempenho cognitivo, sua saúde física e mental e gerar valores que serão
repassados ao longo de suas vidas e mesmo que o clube do estudo em questão não faça suas
atividades pensando diretamente nos benefícios da natureza para os jovens e na relação jovem
e natureza indiretamente eles acabam promovendo momentos de envolvimento, conexão e
interação entre seus integrantes e a natureza. |
Abstract: | This work has as main objective to understand how the interaction of young people with
natural environments can be positive for their development, from their immersion in nature,
and how this experience is returned to the environment. It is because of facilities such as
technology that people are increasingly distant and with young people is no different, so it is
spoken of "nature deficit Disorder", which is when the young man grows increasingly distant
from natural environments. Therefore, it is necessary to mention the importance of providing
the interaction of this young person with the environment, so that their reconnection occurs
and so the new generations also have ties and feelings for the environment in which they are
inserted, a form of these bonds arise is Through the immersion of the young in nature with the
intention of developing in the liking of nature, then being a kind of intervention against
apathy and indifference for cases such as environmental degradation, so that the young man in
question has a solid connection and full of Intense feelings of love, peace, rebirth, joy,
healing, feeling of freedom among others more – because nature can be therapeutic and
benefit us in several respects, as through sensations and feelings provided by contact with the
Nature, so we began to study the benefits of nature, known as "therapeutic nature". The work
was done through literary reviews and a case study with the Planaltina-DF Plateau Pathfinder
Club. The Pathfinder are boys and girls aged 10:15 years, who meet once a week to learn how
to develop their talents, skills, perceptions and the taste for nature, thus being an option to
integrate the young person who lives in the urban environment with Natur Ness, so it was
applied questionnaire to this club that participates in activities in nature, learning from these
activities to make good decisions, have good relationships, be independent, confident and etc.
Therefore the young man who lives in the urban environment and who is distant from nature
and starts to have contact with her still in his childhood, can improve her cognitive
performance, her physical and mental health and generate values that will be passed through
their lives and even if the club Study in question does not do its activities directly thinking
about the benefits of nature for young people and in the relationship young and nature
indirectly they end up promoting moments of involvement, connection and interaction
between their members and nature. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Gestão Ambiental
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.