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Título: Análise da interdisciplinaridade na graduação da Faculdade UnB Planaltina : estudo de caso dos cursos de Gestão Ambiental e Gestão do Agronegócio
Autor(es): Vieira, Cassio Santana
Orientador(es): Araújo, Carolina Lopes
Assunto: Interdisciplinaridade
Ensino superior
Universidade de Brasília (UnB) - Gestão Ambiental
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Data de apresentação: 26-Jun-2018
Data de publicação: 23-Nov-2020
Referência: VIEIRA, Cassio Santana. Análise da interdisciplinaridade na graduação da Faculdade UnB Planaltina: estudo de caso dos cursos de Gestão Ambiental e Gestão do Agronegócio. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)–Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018.
Resumo: A Faculdade UnB Planaltina (FUP) tem como principal objeto de atuação acadêmicocientífica o meio ambiente, que pode ser entendido como um sistema complexo que deve ser analisado sob a luz de diversas áreas de conhecimento. A interdisciplinaridade é uma das maneiras mais conhecidas de se articular diferentes disciplinas em prol da resolução de problemas complexos. O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar a interdisciplinaridade na graduação da FUP, sob a ótica da formação acadêmica dos docentes, bem como pela análise da estrutura curricular dos seus cursos de bacharelado. A pesquisa contou com uma base de dados censitária composta por informações sobre a formação acadêmica de 107 docentes da Universidade de Brasília, todos vinculados à FUP, bem como pela análise curricular dos cursos de Gestão Ambiental e Gestão do Agronegócio. Verificou-se que a formação acadêmica dos docentes se distribui dentre 38 diferentes cursos de graduação, 105 Mestrados e 105 Doutorados. Verificou-se também que o curso de Gestão Ambiental, em comparação ao curso de Gestão do Agronegócio, oferta mais disciplinas de diferentes áreas de conhecimento, o que, teoricamente, capacita melhor os discentes de Gestão Ambiental a lidar com equipes multidisciplinares.
Abstract: At Faculdade UnB Planaltina (FUP), environmental studies are the main subject for research and teaching. Due to the complexity of this subject, it requires an academicscientific approach which puts together knowledge from several areas. The interdisciplinarity is one of the most well-known forms of articulating many different disciplines to solve complex problems. This academic work analyses interdisciplinarity applied to first cycle studies program at FUP. For so, it was observed the teacher’s academic background and the curricular flow chart from first cycle program at Environmental Management (Gestão Ambiental) and at Agrobusiness Management (Gestão do Agronegócio). The research compiled database gathering information about the academic formation of 107 teachers from FUP and about the curricular flow chart from the studies programs in focus. Analysis showed that teachers have graduated at 38 different first cycle diplomas, at 105 master degrees and 105 doctorate program. Comparing the curricular flow from Environmental Management (Gestão Ambiental) to that from Agrobusiness Management (Gestão do Agronegócio), it was observed that the first program offers more disciplines in different areas. It reveals that Environmental Management (Gestão Ambiental) program from FUP offers students a multidisciplinary training required to deal with complex problems.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018.
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