Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25979
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_DilceiaAparecidaDaSilva_tcc.pdf489,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da gestão ambiental de uma empresa produtora de cana-de-açúcar no município de Goianésia : estudo de caso na Jalles Machado
Autor(es): Silva, Dilcéia Aparecida da
Orientador(es): Daltro, Paulo José Goes
Assunto: Gestão ambiental
Sustentabilidade
Cana-de-açúcar
Responsabilidade socioambiental
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 23-Nov-2020
Referência: SILVA, Dilcéia Aparecida da. Análise da gestão ambiental de uma empresa produtora de cana-de-açúcar no município de Goianésia: estudo de caso na Jalles Machado. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Goianésia - GO, 2019.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a gestão ambiental de uma empresa que cultiva cana de açúcar no Estado de Goiás, mas precisamente no município de Goianésia – GO, salientando seus benefícios e importância de se praticar políticas de sustentabilidade. Considerado um estudo de caso, os dados foram levantados da empresa Jalles Machado que mantém uma usina sucroalcoleira pioneira no município. O método de pesquisa utilizado foi bibliográfico voltado para o meio do agronegócio em Goianésia, além da cultura estudada que também teve como referencias livros e artigos científicos, bem como sítes que disponibilizavam matérias sobre o assunto em questão. Foi realizado um check list sobre o código de conduta, políticas de tecnologias inovadoras, políticas de preservação ambiental e políticas de responsabilidade socioambiental da empresa. O trabalho apresenta uma contextualização dos principais pontos sobre política de sustentabilidade, uma visão de como a empresa vem se conscientizando no trato com o meio ambiente, assim como, uma evolução que também influi no modo de conscientização da população. Foram apresentadas as adequações feitas pela empresa Jalles Machado nas atividades agroindústrias, no intuito de gerar efeitos positivos para o ambiente e principalmente para a sociedade goianesiense. O estudo também enfatiza a sustentabilidade nas dimensões ambientais, agrícola, industrial e social praticada pela empresa em seu trabalho de produção de cana- de-açúcar. Ao final do trabalho, foram levantados discussões e questionamentos sobre o cultivo de cana-de-açúcar pela empresa, e assim visualizar o seu cultivo como forte potencial sustentável para a cadeia de produção dentro de políticas de agronegócio na região. Conclui-se que a empresa Jalles Machado atua em conformidade com todas as legislações, regulamentos setoriais e compromissos que envolvem diversas áreas, desde as equipes operacionais agrícolas e industriais até as áreas de apoio. A empresa monitora continuamente os requisitos legais aplicáveis as suas atividades, garantindo que 100% das operações, possui as autorizações operacionais e licenças ambientais válidas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.