Título: | Uma reflexão sobre a gestão democrática nas escolas públicas |
Autor(es): | Fonseca, Delma Francisco da |
Orientador(es): | Martins, Eline dos Anjos Nogueira |
Assunto: | Gestão participativa Escolas públicas Comunidade escolar Conselho de classe participativo |
Data de apresentação: | 27-Abr-2019 |
Data de publicação: | 20-Nov-2020 |
Referência: | FONSECA, Delma Francisco. Uma reflexão sobre a gestão democrática nas escolas públicas. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Buritis - MG, 2019. |
Resumo: | A gestão escolar brasileira passou por diversas transformações no decorrer do tempo. Na atualidade a sociedade luta pelo exercício da democracia, junto a ela, as escolas públicas são orientadas a realizarem a gestão democrática. Diante da necessidade de compreender sobre a gestão democrática nas escolas públicas, a presente pesquisa visa refletir através de estudos bibliográficos como a gestão e comunidade escolar podem influenciar positivamente o processo de ensino aprendizagem, através de sua atua atuação mutua e colaborativa. Refletir numa perspectiva da gestão democrática sobre a importância do conselho de classe como instrumento de natureza deliberativa e consultiva, com competências para analisar, diagnosticar e definir novos processos de aprendizagem que favoreçam os alunos. Aponta para a importância do papel do gestor na busca de novas práticas pedagógicas que incluam toda comunidade escolar, país, alunos e professores, um trabalho coletivo em busca de uma educação integral e de qualidade, que contribua para formação de cidadãos reflexivos, críticos e formadores de uma sociedade mais justa e solidária. A metodologia para o desenvolvimento do estudo
foi a pesquisa bibliográfica exploratória, o texto foi construído com base numa revisão da produção de alguns teóricos que tratam sobre a temática apresentada. |
Abstract: | The Brazilian school management underwent several transformations in the course of time. Nowadays society is fighting for the exercise of democracy, along with it, public schools are oriented to carry out
democratic management. Faced with the need to understand democratic management in public schools, this research aims to reflect through bibliographic studies how the management and school
community can positively influence the process of teaching learning through their mutual and collaborative action. Reflect from a democratic management perspective on the importance of the
class council as a deliberative and consultative instrument, with competencies to analyze, diagnose and define new learning processes that favor students. It points to the importance of the role of the
manager in the search for new pedagogical practices that include all school community, country, students and teachers, a collective work in search of an integral and quality education, that contributes to the formation of reflective, critical and formative citizens of a more just and solidary society. The methodology for the development of the study was the exploratory bibliographic research, the text was constructed based on a review of the production of some theorists that deal with the presented theme. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Gestão Pública Municipal
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.