Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2597
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AnaPaulaPiresPinheiro.pdf733,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Programa Saúde da Família : uma conquista a ser protegida
Autor(es): Pinheiro, Ana Paula Pires
Orientador(es): Figueiredo, Kênia Augusta
Assunto: Saúde pública
Política de saúde
Data de apresentação: 15-Dez-2011
Data de publicação: 24-Jan-2012
Referência: PINHEIRO, Ana Paula Pires. Programa Saúde da Família: uma conquista a ser protegida. 2011. [59] f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O presente trabalho tem o intuito de se fazer uma abordagem da Atenção Primária à Saúde no Brasil e no Distrito Federal, visando a sua reorganização e tendo como principal ponto de articulação os princípios do Programa Saúde da Família. Tenta mostrar, ainda, o surgimento da Atenção Básica mediante a elaboração de um estudo deste assunto, incluindo os números estatísticos, considerando a sua implementação pelas mais diversas formas de gestão pública, passando pelas descontinuidades ocorridas. Neste estudo, foi feita uma avaliação da sua expansão e consolidação ao longo dos anos, desde o seu início, após a Constituição de 1988, até os dias atuais. Na atual Carta Magna, o tema “Saúde” foi inserido em uma Seção no Capítulo da Seguridade Social, onde foram previstos os modos de financiamento e as competências do Sistema Único de Saúde, a elaboração e a aprovação das Leis Orgânicas para a saúde, além de outros assuntos, todos delineados com o objetivo organizar os fundamentos constitucionais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Trabalho de Conclusão de Curso, 2011.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons