Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/25966
Título: | A importância da APAE no atendimento dos sujeitos com deficiência intelectual e múltipla do município de São Miguel do Oeste |
Autor(es): | Fiorentin, Daniela Tavares |
Orientador(es): | Silva, Nilton Oliveira da |
Assunto: | Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Pessoas com deficiência Administração municipal Educação inclusiva |
Data de apresentação: | 27-Abr-2019 |
Data de publicação: | 19-Nov-2020 |
Referência: | FIORENTIN, Daniela Tavares. A importância da APAE no atendimento dos sujeitos com deficiência intelectual e múltipla do município de São Miguel do Oeste. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | A presente pesquisa é um estudo de caso que tem como objetivo, verificar a importância da
APAE na melhoria do atendimento educacional aos indivíduos com deficiência no munícipio
de São Miguel do Oeste e seus benefícios no contexto social. As APAEs têm como missão de
promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência visando a
melhoria da qualidade de vida, na perspectiva da inclusão social da pessoa com deficiência,
prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla. Para responder ao problema de
pesquisa foi aplicado um questionário ao público alvo, que buscou saber qual a importância
da APAE no atendimento prestados as Pessoas com Deficiência Intelectual no munícipio de
São Miguel do Oeste. Para a coleta de dados foram entrevistados membros da administração
pública municipal que resultou na estruturação de quatro categorias, sendo elas: Categoria 1-
APAE e a importância para a administração municipal. Categoria 2 - As políticas públicas do
município que atendem as demandas da Educação Especial. Categoria 3 - Benefícios dos
atendimentos oferecidos pela APAE aos munícipes com deficiência intelectual e Categoria 4 -
A administração pública municipal e a inclusão social dos sujeitos com deficiência intelectual,
após o término do ensino regular. A pesquisa culminou em resultados positivos para o
trabalho que a APAE vem desenvolvendo. E possibilitou perceber algumas lacunas existentes
no atendimento para as pessoas com deficiência depois do término do ensino regular. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Gestão Pública Municipal
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.