Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2596
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_HaynaraJocelyLimadeAlmeida.pdf696,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Vulnerabilidade de mulheres com deficiência que sofrem violência
Autor(es): Almeida, Haynara Jocely Lima de
Orientador(es): Diniz, Debora
Assunto: Mulheres com deficiência
Pessoas com deficiência intelectual
Mulheres - violência
Data de apresentação: 13-Dez-2011
Data de publicação: 24-Jan-2012
Referência: ALMEIDA, Haynara Jocely Lima de. Vulnerabilidade de mulheres com deficiência que sofrem violência. 2011. 55 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esta monografia tem como objetivo compreender as condições de vulnerabilidade de mulheres com deficiência vítimas de violência. Realizou-se um estudo de caso nos processos disponíveis no Núcleo de Gênero Pró-Mulher, no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e como estratégia de pesquisa utilizou-se o método quantitativo com o intuito de catalogar o perfil de mulheres com deficiência que são vítimas de violência, e o método qualitativo com a finalidade de compreender com mais profundidade o contexto em que vivem essas mulheres, com base nas técnicas de estudo de caso. Nesse estudo, constatou-se que essas mulheres estão mais sujeitas às incidências de abusos e maus-tratos. Os dados analisados comprovam que mulheres com deficiência, em especial aquelas com deficiência mental, são mais vulneráveis a sofrer abusos, maus-tratos e negligência por parte dos agressores, familiares e profissionais. Aquelas que têm um vínculo afetivo com o agressor costumam ter também uma dependência financeira deles, pois os agressores são os curadores do recurso assistencial recebido por elas, o Beneficio de Prestação Continuada (BPC), o que dificulta a saída dessas mulheres das situações de risco e as torna mais vulneráveis. Assim, esta pesquisa contribui para tornar visível ao Estado e à sociedade o fato de que as mulheres deficientes são vítimas de violência não só baseada na deficiência, mas também na condição de gênero.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2011.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons