Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25955
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RafaelNevesVieira_tcc.pdf355,46 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Frederico Bertholini Santos-
dc.contributor.authorVieira, Rafael Neves-
dc.identifier.citationVIEIRA, Rafael Neves. Foi Macron populista na campanha de 2017?: um questionamento acerca da natureza do populismo. 2019. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2019.pt_BR
dc.description.abstractBaseado nas contribuições de Paris Aslanidis para o estudo do populismo, este trabalho pretende realizar um estudo de caso sobre a campanha presidencial de Emmanuel Macron, para aferir se uma perspectiva ideológica de populismo impõe restrições analíticas à identificação do fenômeno. Para tanto, adotou-se a especificação de framing e realizou-se uma análise semântica de texto baseada em oração, considerando as ponderações metodológicas abordadas por Aslanidis. Busca-se, assim, obter uma detalhada caracterização da construção discursiva do Macron, testando se as críticas e limitações previstas para a abordagem ideológica se fizeram presentes e válidas. Com os resultados, não só se reconstrói a interpretação do populismo no caso particular, mas também contribui à teoria de framing populista apresentando novos dados e evidências.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPopulismo (Ciência Política)pt_BR
dc.subject.keywordAnálise do discursopt_BR
dc.subject.keywordFrança - política e governopt_BR
dc.titleFoi Macron populista na campanha de 2017? : um questionamento acerca da natureza do populismopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-11-13T14:42:56Z-
dc.date.available2020-11-13T14:42:56Z-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25955-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Based on Paris Aslanidis’ contribution to populist studies, this work intends to make a case study of Emmanuel Macron’s presidential campaign, in order to assesswhether an ideological approach to populism casts analytical restrictions upon identification of the phenomenon. Thus, we adopted a framing specification and conducted a clause-based semantic text analysis, considering Aslanidis’ methodological propositions. We seek to obtain a detailed characterization of Macron’s discursive construction, testing whether the criticisms and limitations expected for the ideological approach were present and valid. The results not only reconstruct the interpretation of populism in the particular case, but also contribute to the theory of populist framing by presenting new data and evidence.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.