Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/25953
Título: | Análise da percepção do uso de aplicativos de transporte de jovens |
Autor(es): | Abreu, Luís Felipe Domingues Gomes, Carlos Eduardo Rodrigues da Cunha |
Orientador(es): | Arruda, Fabiana Serra de |
Assunto: | Aplicativos de transporte individual Uber (Aplicativo de transporte individual de passageiros) |
Data de apresentação: | 10-Dez-2019 |
Data de publicação: | 13-Nov-2020 |
Referência: | ABREU, Luís Felipe Domingues; GOMES, Carlos Eduardo Rodrigues da Cunha. Análise da percepção do uso de aplicativos de transporte de jovens. 2019. xii, 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo identificar dentre os fatores que afetam o comportamento dos jovens aqueles que são relativos e potencializados pelo uso contínuo da tecnologia. O avanço tecnológico que ocorre rapidamente cria uma lacuna no entendimento do comportamento da sociedade, sendo necessário amplo estudo para se entender as relações humanas e a mobilidade urbana atual, e supor os impactos causados pelas mudanças do presente no futuro, tanto da organização da infraestrutura das cidades quanto na elaboração de leis de regulamentação de serviços. Com isso em mente, o presente trabalho buscou entender a relação entre a nova realidade com a introdução do ridesourcing (aplicativos de serviço de transporte individual) e como isso é percebido pela população jovem, que daqui a alguns anos se tornará parte do mercado de trabalho e consequentemente da economia. Concluiu-se que a introdução desses aplicativos afetou mais pessoas que utilizam o transporte público, ao se analisar a diferença de respostas dentre dois grupos de usuários dessa nova tecnologia de transportes. O grupo A considera menos relevante o tempo de deslocamento para a escolha de aplicativos de transportes, enquanto o grupo B considera esse fator mais relevante. A partir disso, foi utilizado o teste estatístico de T-Student para comparar as médias desses dois grupos. Fatores como clima, ausência de linhas, horários restritos e principalmente tempo de deslocamento desse novo modo de transporte mostraram-se ser decisivos para a escolhais eficiente. Entende-se ainda que o trabalho pode servir como base para análises futuras e se sugere a investigação das variáveis pela Análise Confirmatória. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.