Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25949
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AlexandreVazDiasAlbuquerque_tcc.pdf2,55 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorArruda, Fabiana Serra de-
dc.contributor.authorAlbuquerque, Alexandre Vaz Dias-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Alexandre Vaz Dias. Desenvolvimento de um método híbrido de ensino aprendizagem para aplicação na engenharia civil. 2019. 103 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA maioria das Instituições de Ensino Superior utilizam a metodologia tradicional de ensino. Esta prática pode não ser a mais adequada à formação esperada pelo mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, várias alternativas vêm sendo elaboradas com o intuito de preparar os universitários para o cenário profissional atual. As pesquisas sobre processos de ensino-aprendizagem trazem várias abordagens ativas e análises dos alunos visando a individualização do processo de ensino, estimulando a aprendizagem significativa nos indivíduos. Em virtude disso, este trabalho buscou desenvolver um método híbrido de abordagens ativas para aplicação em disciplinas do curso de Engenharia Civil. As etapas metodológicas definidas contemplam não só uma revisão sistemática de conceitos atrelados ao processo de ensino-aprendizagem, mas também do planejamento para aplicação do método na disciplina de Planejamento de Transportes da Universidade de Brasília (UnB) no segundo semestre de 2019. Os resultados evidenciaram que a abordagem ativa contribuiu não só na aprendizagem significativa, mas também para melhorar o desempenho dos alunos comparados a turma da mesma matéria do primeiro semestre de 2019. Aumentando a nota média das provas em 17%. Além disso, contribuiu no desenvolvimento de competências comportamentais exigidas pelo mercado de trabalho na área de transportes. Portanto, pode-se afirmar que o presente trabalho, contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Planejamento de Transportes e, expondo os estudantes a um cenário real de concepção e desenvolvimento de uma startup, os alunos foram incentivados a construírem novos conhecimentos a respeito da área de Transportes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEngenharia civil - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordTransporte - planejamentopt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - Engenharia Civilpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um método híbrido de ensino aprendizagem para aplicação na engenharia civilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-11-13T12:41:45Z-
dc.date.available2020-11-13T12:41:45Z-
dc.date.submitted2019-12-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25949-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Most Higher Education Institutions use the traditional teaching methodology. This practice may not be the most appropriate for the training expected by the labour market. At the same time, several alternatives have been developed in order to prepare university students for the current professional scenario. The research on teaching-learning processes brings several active approaches and analysis of students aiming at the individualization of the teaching process, stimulating significant learning in individuals. Because of this, this work sought to develop a hybrid method of active approaches for application in disciplines of the Civil Engineering course. The methodological steps defined contemplate not only a systematic review of concepts linked to the teachinglearning process, but also the planning for the application of the method in the discipline of Transportation Planning of the University of Brasilia (UnB) in the second semester of 2019. The results showed that the active approach contributed not only to significant learning, but also to improve the performance of students compared to the class of the same subject in the first semester of 2019. Increasing the average test score by 17%. In addition, it contributed to the development of the behavioral skills required by the labour market in the area of transport. Therefore, it can be said that the present work contributed to the teaching-learning process in the subject of Transport Planning and, exposing students to a real scenario of conception and development of a startup, students were encouraged to build new knowledge about the area of Transport.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.