Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25947
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RafaelAssisDosSantos_tcc.pdf3,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Determinação de parâmetros hidráulicos da rede de água e análise do consumo para a área urbana de Brazlândia
Autor(es): Santos, Rafael Assis dos
Orientador(es): Schleicher, Arthur Tavares
Assunto: Abastecimento de água nas cidades
Água - consumo
Medidores de fluxo
Vazão de água
Data de apresentação: 6-Dez-2019
Data de publicação: 13-Nov-2020
Referência: SANTOS, Rafael Assis dos. Determinação de parâmetros hidráulicos da rede de água e análise do consumo para a área urbana de Brazlândia. 2019. xi, 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A implantação ou ampliação de sistemas de abastecimento de água apresenta como premissa básica a determinação da vazão de demanda. Essa, por sua vez, requer a avaliação dos parâmetros envolvidos para o seu correto dimensionamento. Dentre esses parâmetros, podem-se observar os coeficientes de variação do consumo, o índice de perdas, e o consumo per capita de água. O objetivo geral do presente trabalho foi o de comparar os parâmetros da rede de água mencionados acima para as unidades de distribuição de água, e consequentemente para a zona urbana de Brazlândia, analisando esses parâmetros sob a ótica de cada unidade, e sob a ótica da região como um todo. Foi analisado também o volume consumido por categorias de consumo de água na região, e observado se a recente crise hídrica ocorrida no Distrito Federal influenciou no comportamento do consumo da região. Para isso, o trabalho utilizou dados censitários de órgãos governamentais e informações da rede de água fornecidas pela Caesb, consolidando todos esses dados obtidos em uma base georreferenciada. Assim, o estudo conclui que para a zona urbana de Brazlândia como um todo, embora não tenha ocorrido racionamento nessa região, a crise hídrica influenciou no consumo dos moradores. Os coeficientes de variação do consumo (K1=1,14 e K2=1,45) obtidos encontram-se próximos aos estabelecidos pela literatura na ausência de dados. O índice de perdas para a região (IP=35,28%) está muito próximo ao estimado pela Caesb em seus termos de viabilidade de atendimento para novos empreendimentos. Os dias em que ocorrem as maiores distribuições de água para zona urbana são os de final de semana. O consumo per capita efetivo encontra-se abaixo do recomendado pela OMS, e o consumo residencial é responsável pela maior parcela do consumo da região, seguida do consumo público, comercial e industrial. No contexto das limitações observadas nesse estudo, foram feitas sugestões de futuras pesquisas para aperfeiçoamento da metodologia desenvolvida, e visando conferir maior precisão aos resultados obtidos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.