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dc.contributor.advisorOliveira, Marcos Honorato de-
dc.contributor.authorPavoni, Felipe Barretto-
dc.identifier.citationPAVONI, Felipe Barretto. Avaliação das obras de arte especiais do Eixo Rodoviário Norte de Brasília pela metodologia do grau de deterioração estrutural da Universidade de Brasília. 2019. xxv, 197 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.pt_BR
dc.description.abstractViadutos em concreto armado são denominados Obras de Arte Especiais (OAEs), comumente empregados nas cidades ao redor do mundo. Possuem grande relevância na logística urbana ao promover mobilidade e fluidez no trânsito de pessoas e cargas. Essas estruturas sofrem a ação das intempéries ao longo da vida útil, sendo o acompanhamento e a manutenção essenciais para garantia da durabilidade, diminuindo ocorrência de patologias e garantindo o correto desempenho. Entretanto, o acompanhamento técnico de estruturas costuma não ser realizado com a periodicidade necessária, o que favorece o surgimento e o agravamento de danos e patologias, levando a condições de insegurança aos usuários. O presente estudo utiliza a metodologia do Grau de Deterioração Estrutural da Universidade de Brasília – GDE/UnB – para avaliar a condição dos viadutos do Eixo Rodoviário Norte de Brasília. A referida metodologia classifica o grau de deterioração estrutural dos viadutos utilizando formulações baseadas em avaliações por inspeções visuais. Os resultados obtidos com a metodologia foram representativos já que refletem a realidade vigente nas Obras de Arte Especiais avaliadas. Finalmente, a classificação pelo grau de deterioração estrutural viabiliza um panorama técnico como ferramenta útil para intervenção de revitalização do desempenho das estruturas urbanas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordViadutospt_BR
dc.subject.keywordConcreto armadopt_BR
dc.subject.keywordBrasília (DF) - construção civilpt_BR
dc.subject.keywordEstruturas (Engenharia)pt_BR
dc.subject.keywordObras de arte especiais (Engenharia)-
dc.titleAvaliação das obras de arte especiais do Eixo Rodoviário Norte de Brasília pela metodologia do grau de deterioração estrutural da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-11-13T12:18:12Z-
dc.date.available2020-11-13T12:18:12Z-
dc.date.submitted2019-12-02-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25945-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Reinforced concrete viaducts are special engineering structures commonly used in cities around the world with great relevance in urban logistics promoting mobility and fluidity in the traffic of people and cargoes. Any structure can suffer from the action of the weather throughout its useful life. Monitoring and maintenance are essential to guarantee the durability of those structures reducing occurrence of damages and pathologies, ensuring the correct and secure performance. However, technical monitoring of structures is not always performed in the necessary periodicity. That bad practice favors the appearance and aggravation of pathologies leading to grater insecurity for users. The current study uses the Structural Deterioration Degree methodology of the University of Brasília – GDE/UnB – to evaluate the viaducts condition at Eixo Rodoviário Norte, Brasília. This methodology allows the viaducts classification by the degree of structural deterioration using formulations evaluated based on visual inspections. The results obtained with the methodology were representative as they can be the reflect of the current reality in the structures evaluated. Finally, classifying operating structures by the degree of structural deterioration makes possible a technical panorama that can be a useful tool for intervention and revitalization of urban structure’s performance.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



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