Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25937
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MatheusHenriqueBenattiBarbosa_tcc.pdf1,73 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estabilidade de taludes de barragens : comparação entre análises por métodos de equilíbrio limite e elementos finitos
Autor(es): Barbosa, Matheus Henrique Benatti
Orientador(es): Assis, André Pacheco de
Assunto: Barragens
Taludes (Mecânica do solo)
Data de apresentação: 5-Dez-2019
Data de publicação: 12-Nov-2020
Referência: BARBOSA, Matheus Henrique Benatti. Estabilidade de taludes de barragens: comparação entre análises por métodos de equilíbrio limite e elementos finitos. 2019. ix, 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Entre as mais diversas obras da engenharia civil, as barragens ocupam papel de destaque, devido à grande complexidades e importância que envolvem essas construções. As barragens geotécnicas, em especial exigem estudos geotécnicos aprofundados quanto aos materiais e geometrias utilizadas. Durante o projeto de uma barragem de aterro devem ser feitas análises visando garantir a estabilidade dos taludes que serão executados. Para o estudo desse assunto, é apresentado aqui primeiramente uma visão geral de barragens e a importância dessas estruturas para o mundo. A seguir, o presente trabalho traz uma revisão bibliográfica de métodos tradicionais de equilíbrio limite e métodos de elementos finitos, os quais são métodos mais recentes e menos consolidados na prática usual de projetos atualmente, aplicados à análise de estabilidade de taludes de barragens. Além disso, é apresentado uma comparação entre os resultados dessa análises para diferentes seções de barragens em condição de operação com o reservatório cheio. Conclui-se que ambos os métodos têm suas limitações e vantagens, e os resultados sugerem que o método de elementos finitos podem ser mais conservadores, isto é, apresentaram fatores de segurança nos taludes apresentados menores no taludes avaliados do que os métodos de equilíbrio limites, acrescido ao fato de que o método de elementos finitos encontra a superfície crítica de ruptura de forma natural, diferentemente dos métodos de equilíbrio limite, nos quais tem-se a necessidade de pressupor essa superfície.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.