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Título: Análise de cenários da implantação de veículos autônomos rodoviários de carga no contexto brasileiro
Autor(es): Alves, Marcelo Carvalho Tavares
Orientador(es): Gonzales Taco, Pastor Willy
Assunto: Mobilidade urbana
Transporte de carga
Veículos autônomos
Data de apresentação: 12-Dez-2019
Data de publicação: 12-Nov-2020
Referência: ALVES, Marcelo Carvalho Tavares. Análise de cenários da implantação de veículos autônomos rodoviários de carga no contexto brasileiro. 2019. 96 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho corresponde ao Projeto Final II do curso de Engenharia Civil pela Universidade de Brasília e tem como principal objetivo a análise de cenários da implantação de veículos autônomos rodoviários de carga no contexto brasileiro. Os veículos autônomos são um assunto que vem chamando atenção nos últimos anos por ser uma mudança disruptiva que vem se mostrando possível. As indústrias ligadas a esse assunto vêm recebendo altos investimentos de empresas ligadas a tecnologia que buscam viabilizar a produção desses veículos até 2025. Para atingir o objetivo de realizar uma análise de cenários da implantação de veículos autônomos rodoviários de carga no contexto brasileiro, foi realizada uma revisão sistemática da literatura e estudou-se as implicações relevantes dos veículos autônomos para transporte de carga, baseada na literatura e síntese sobre as implicações de veículos autônomos. Em um primeiro momento, é necessário entender a tecnologia por trás dos veículos autônomos e seu funcionamento. Em seguida, é feita uma análise do transporte rodoviário de cargas no contexto brasileiro, realizando um diagnóstico da situação atual do transporte rodoviário no País. Com base no estudo ―An estimation of the future adoption rate of autonomous trucks by freight organizations‖ (Simpson et al, 2019) foi elaborado instrumento de pesquisa para realizar a análise de cenários da implantação de veículos autônomos rodoviários de carga no contexto brasileiro. Foram criados 6 cenários, sendo 3 pessimistas e 3 otimistas e para cada cenário 5 intervalos de horizontes de implantação (05, 10, 15, 25 e 40 anos). A coleta de dados foi feita via web, no período compreendido entre agosto e novembro de 2019, com um total de 162 questionários validos respondidos. Segundo a percepção dos respondentes, os resultados obtidos mostram que existe uma resistência perante a implantação dos veículos autônomos rodoviários de carga num futuro próximo. Mas quando se fala em intervalos de 25 e 40 anos, apenas nos cenários mais favoráveis, que são os cenários 4, 5 e 6 há uma percepção bastante favorável para implantação desses veículos no Brasil. Isso é perceptível pela diferença de percepção em cada período de tempo. No Cenário 6, com um intervalo de tempo definido em 40 anos, 60,8% dos participantes acreditam na implementação destes veículos, enquanto no Cenário 1, essa porcentagem cai para apenas 19,3%.
Abstract: The present work corresponds to the Final Project II of the Civil Engineering course at the University of Brasilia and its main objective is the scenario analysis of the implementation of autonomous road freight vehicles in the Brazilian context. Autonomous vehicles are a subject that has been drawing attention in recent years for being a disruptive change that has been proving possible. Industries related to this subject have received high investments from technology-related companies that seek to make the production of these vehicles possible until 2025. In order to achieve the objective of performing a scenario analysis of the implementation of autonomous road freight vehicles in the Brazilian scenario, a systematic literature review was performed and the relevant implications of autonomous vehicles for cargo transport were studied, based on the literature and synthesis on the implications of autonomous vehicles. At first, it is necessary to understand the technology behind autonomous vehicles and their operation. Then, an analysis of road freight transport in the Brazilian context is made, making a diagnosis of the current situation of road transport in the country. Based on the study ―An estimation of the future adoption rate of autonomous trucks by freight organizations‖ (Simpson et al, 2019, a research tool was elaborated to perform an analysis of implantation conFigurations of autonomous road freight vehicles in the Brazilian context. scenarios, being 3 pessimistic and 3 optimistic and for each scenario 5 horizontal deployment intervals (05, 10, 15, 25 and 40 years). Data collection was done via web, without period between August and November 2019, with a total of 162 valid questionnaires answered. The results show that there is still a resistance in the perception of implementation of autonomous vehicles in the near future. And even when speaking at intervals of 25 and 40 years, only in the most favorable scenarios, which are scenarios 4, 5 and 6 there is a very favorable perception for the implementation of these vehicles in Brazil. This is noticeable by the quantitative difference of votes in each time period for each age. In scenario 6, with a defined time interval of 40 years, 60.8% of participants believe in the implementation of these vehicles, while in scenario 1, this percentage drops to only 19.3%.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
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