Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25933
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LucasMirandaFranca_tcc.pdf2,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Utilização da linguagem Python em sistema de informações geográficas na determinação da oferta de linhas de transporte público por ônibus aplicado ao campus Darcy Ribeiro – Universidade de Brasília
Autor(es): França, Lucas Miranda
Orientador(es): Gonzales Taco, Pastor Willy
Assunto: Transporte público
Python (Linguagem de programação de computador)
Universidade de Brasília (UnB)
Sistema de Informação Geográfica (SIG)
Data de apresentação: 9-Dez-2019
Data de publicação: 12-Nov-2020
Referência: FRANÇA, Lucas Miranda. Utilização da linguagem Python em sistema de informações geográficas na determinação da oferta de linhas de transporte público por ônibus aplicado ao campus Darcy Ribeiro – Universidade de Brasília. 2019. xiii, 96 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso de Projeto Final trata sobre a utilização da linguagem Python em Sistema de Informações Geográficas na determinação da oferta de linhas de Transporte Público por ônibus aplicado ao campus Darcy Ribeiro – Universidade de Brasília. O objetivo do trabalho é caracterizar a disponibilidade da oferta de linhas com destino ao campus Darcy Ribeiro por Região Administrativa do Distrito Federal com a utilização de uma ferramenta SIG e uso de programação. Para isso, o software ArcGIS com auxílio da linguagem de programação em Python foi utilizado para execução de ferramentas de geoprocessamento, como “Análise Buffer” e “Intersecção Tabular” nos dados georreferenciados de linhas de ônibus, estações de metrô e áreas urbanas das Regiões Administrativas do Distrito Federal. Com isso, observou-se que as regiões do Plano Piloto, Asa Norte, Asa Sul, Lago Norte, Guará se destacam com maior disponibilidade de oferta de linhas para o campus Darcy Ribeiro e Brazlândia, Santa Maria, Cidade Ocidental, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto com menor disponibilidade de oferta de linhas para o campus Darcy Ribeiro. Em geral, esses dados indicam que existe uma desigualdade de oferta de linhas em relação ao campus Darcy Ribeiro. O método utilizado pode ser replicado para outros campus universitários, hospitais, escolas, entre outras instituições.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.