Resumo: | Atualmente, no Brasil, ainda é muito significativa a realização do transporte de cargas por meio de rodovias, indicando grande solicitação do pavimento, devido ao alto volume de tráfego. Nesse cenário, torna-se cada vez mais necessário um adequado dimensionamento, capaz de atender com qualidade aos usuários de rodovias, durante toda a vida útil para o qual o pavimento foi projetado. Durante muitos anos, foi utilizado não só no Brasil, mas no mundo inteiro, metodologias empíricas de dimensionamento, que com base em experiências acumuladas, definiram as estruturas de grande parte das rodovias federais brasileiras. No entanto, ao passar dos anos, análises mais apuradas não só dos materiais utilizados, mas também das tensões e deformações desenvolvidas no pavimento, foram sendo estudadas, dando origem a novos métodos de dimensionamento, com bases mecanicistas, como por exemplo o programa MeDiNa - Método de Dimensionamento Nacional de Pavimentos, desenvolvido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Em decorrência disto, este trabalho propõe analisar e dimensionar pavimentos por meio da ferramenta do DNIT, a fim de compreender as principais mudanças trazidas, quando comparado a projetos já dimensionados por metodologias anteriores, assim como analisar se estes estão de acordo aos critérios adotados pelo MeDiNa. Nesse sentido, foram selecionados 16 projetos, dimensionados inicialmente por metodologias empíricas, onde buscou-se compatibilizá-los com a ferramenta do DNIT, a fim se obter dados de área trincada e deformação permanente do pavimento. Assim, foi possível avaliar se tais resultados correspondem satisfatoriamente aos critérios exigidos pelo MeDiNa, buscando entender as principais razões referentes às diferenças encontradas. |