Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25920
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JulioDuarteRodriguesNeto_tcc.pdf775,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo sobre a escolaridade dos produtores rurais e sua relação com a produção e desmatamento do município de Guarantã do Norte de Mato Grosso
Autor(es): Rodrigues Neto, Júlio Duarte
Orientador(es): Ávila, Mário Lúcio de
Coorientador(es): Silva, Marco Aurélio de Carvalho Vieira e
Assunto: Produção animal
Produtores rurais
Desmatamento
Assentamentos rurais
Desenvolvimento rural
Escolaridade rural
Produção agrícola
Data de apresentação: 6-Dez-2018
Data de publicação: 9-Nov-2020
Referência: RODRIGUES NETO, Júlio Duarte. Estudo sobre a escolaridade dos produtores rurais e sua relação com a produção e desmatamento do município de Guarantã do Norte de Mato Grosso. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A produção agropecuária é um dos maiores responsáveis pelo desmatamento ambiental no Brasil, a produção animal é a que mais se destaca dentre todo o setor. O trabalho dispõe-se de dados e informações coletados por meio do projeto de Regularização Ambiental e Diagnóstico dos Sistemas Agrários dos Assentamentos da Região Norte do Estado do Mato Grosso (RADIS), com o objetivo de descrever o perfil dos produtores rurais e realizar um comparativo entre grau de escolaridade, produção agrícola e desmatamento ambiental do Município de Guarantã do Norte, com foco em estabelecer uma relação das variáveis. A metodologia de pesquisa utilizada foi a descritiva e quantitativa. As informações e os dados levantados pelo RADIS foram obtidos por meio de entrevistas e a realização de questionários foi realizada pelos colaboradores do projeto em parceria com o INCRA. Os dados levantados pelo autor foram obtidos por meio de pesquisa documental e bibliográfica através de acesso aos arquivos do projeto RADIS. Com tudo, foi possível contatar que o grande responsável pelo desmatamento ambiental é a criação de animais, e que o baixo índice de escolaridade não influenciou na escolha de produção e na quantidade de área desmatada.
Abstract: Agricultural production is one of the most responsible for the environmental deforestation in Brazil, the animal production is the one that stands out most of the sector. The work is based on data and information collected through the Environmental Regularization and Diagnosis of Agrarian Systems of Settlements in the Northern Region of the State of Mato Grosso (RADIS), with the objective of describing the profile of rural producers and performing a comparative between education level, agricultural production and environmental deforestation of the Guarantã do Norte Municipality, with a focus on establishing a relation of the variables. The research methodology used was descriptive and quantitative. The information and data raised by the RADIS were obtained through interviews and questionnaires were carried out by the project collaborators in partnership with INCRA. The data collected by the author were obtained through documentary and bibliographic research through access to the files of the RADIS project. However, it was possible to contact the animal responsible for environmental deforestation, and the low educational level did not influence the choice of production and the amount of deforested area.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.