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Título: Exame de suficiência contábil x ENADE : uma análise de correspondência dos resultados dos alunos de Ciências Contábeis das instituições públicas e privadas do Brasil
Autor(es): Mariz, Pedro Henrique Silva
Orientador(es): Morgan, Beatriz Fátima
Assunto: Contabilidade - estudo e ensino
Instituições de ensino superior
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 6-Nov-2020
Referência: MARIZ, Pedro Henrique Silva. Exame de suficiência contábil x ENADE: uma análise de correspondência dos resultados dos alunos de ciências contábeis das instituições públicas e privadas do Brasil. 2019. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O estudo objetivou verificar se existe relação entre os desempenhos obtidos no Exame de Suficiência Contábil e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e identificar possíveis disparidades entre as instituições de ensino público e privado. Foram coletados dados do INEP referentes à qualificação das faculdades de acordo com seu conceito ENADE do ano de 2015 e dados do CFC referentes aos aprovados no Exame de Suficiência na primeira edição de 2017. Inicialmente foram realizadas análises descritivas acerca do tema e, posteriormente, optou-se pela análise de correspondência. A amostra foi de 891 organizações que ofertam o curso de ciências contábeis no Brasil, sendo elas divididas em 112 públicas e 779 privadas. Após realizada a análise de correspondência, constatou-se que as instituições de ensino privadas têm associações mais fortes com o conceito ENADE 3 e, de 20 a 29% de aprovação no Exame de suficiência contábil, enquanto as instituições públicas são mais associadas ao conceito ENADE 5 e possuem de 90 a 100% de aprovação no exame. Este estudo contribui para a área de educação em contabilidade, pois a partir de seus métodos quantitativos e ampla base de dados, compara dois objetos de avaliação aos quais as IES são submetidas e identifica diferenças entre as organizações públicas e privadas a fim de melhorar a qualidade de ensino no país.
Abstract: The study aimed to verify the existence of an association between the performances obtained in the Examination of Accounting Sufficiency and the National Examination of Student Performance (ENADE) and to identify possible disparities between public and private education institutions. Data were collected from INEP, refering to the qualification of the faculties according to their ENADE concept of the year 2015 and data of the CFC, refering to those approved in the Examination of Sufficiency in the first edition of 2017. Descriptive analyzes were performed with the collected data and, later, statistical correspondence analysis. The sample was of 891 organizations that offer the course of accounting sciences in Brazil, being divided in 112 public and 779 private. After the analysis of correspondence, it was found that private educational institutions have stronger associations with the ENADE 3 concept, and from 20 to 29% of passing the Accounting sufficiency exam, while public institutions are more associated with the ENADE concept 5 and have 90 to 100% passing the exam. This study contributes to the area of accounting education because, based on its quantitative methods and a large database, it compares two evaluation objects to which High Educations Institutions are submitted and identifies differences between public and private organizations in order to improve quality in the country.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.25900
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