Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25897
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MatheusDantasMachado_tcc.pdf752,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do retorno das ações do setor siderúrgico brasileiro ante a criação do regime de importação americana do aço
Autor(es): Machado, Matheus Dantas
Orientador(es): Britto, Paulo Augusto Pettenuzzo de
Assunto: Mercado de capitais
Importação
Data de apresentação: 28-Jun-2019
Data de publicação: 6-Nov-2020
Referência: MACHADO, Matheus Dantas. Análise do retorno das ações do setor siderúrgico brasileiro ante a criação do regime de importação americana do aço. 2019. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A criação do regime de tratamento da importação americana do aço no ano de 2018 teve potencial impacto na expectativa de retorno futuro das empresas do setor siderúrgico brasileiro tendo em vista que os Estados unidos são os maiores consumidores do aço exportado pelo Brasil. O objetivo deste trabalho foi verificar anormalidades nos retornos dos preços das ações das empresas desse setor durantes os eventos que acompanharam a criação do regime. Foram selecionadas 4 empresas que negociavam ações nos períodos dos eventos analisados. Utilizando o modelo CAPM (Capital Asset Pricing Model) e a metodologia de análise de eventos, os testes estatísticos demonstraram que ocorreram anormalidades nos retornos dos preços das ações, o que indica que para o mercado de capitais, a criação do regime introduziu informações relevantes que alteraram a sua percepção em relação àquelas empresas, alterando também a percepção do preço justo das ações. Além disso, foi encontrado evidência de eficiência informacional no mercado de capitais brasileiro através da incorporação das novas informações nos preços das ações.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.