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dc.contributor.advisorGalvão, Thiago Gehre-
dc.contributor.authorGontijo, Virgínia Laís-
dc.identifier.citationGONTIJO, Virgínia Laís. A relevância dos projetos de desenvolvimento internacionais para o alcance da igualdade de gênero no Brasil. 2019. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste texto representa uma pesquisa sobre desenvolvimento que visa analisar criticamente o conjunto de ferramentas de desenvolvimento de agências e organizações internacionais, como o Prosperity Fund do Reino Unido e a ONU Mulheres, concentrando-se especificamente em como os projetos de desenvolvimento internacionais são projetados para promover a equidade de gênero no Brasil. O principal argumento é que, quando se trata de instituições que não têm a igualdade de gênero como foco principal, o desenho institucional - procedimentos e metodologia de formulação, implementação e avaliação - criados para implementar políticas de inclusão e empoderamento de gênero é instrumentalizado de uma “maneira cosmética”, não fornecendo suporte substancial à implementação do ODS 5. Tem por base teorias internacionais sobre desenvolvimento e feminismos, concentrando-se especialmente no lugar das mulheres e nas formas como elas se relacionam com o desenvolvimento. Além disso, analisa os projetos de desenvolvimento como ferramenta para alcançar o desenvolvimento e alcançar a igualdade de gênero, com o objetivo de compreender as possíveis vantagens e riscos que esses programas de desenvolvimento apresentam para se alcançar o ODS 5 e identificar as lacunas em suas metodologias.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordIgualdade de gêneropt_BR
dc.subject.keywordMulherespt_BR
dc.subject.keywordGênero - desigualdadept_BR
dc.titleA relevância dos projetos de desenvolvimento internacionais para o alcance da igualdade de gênero no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-11-03T20:16:20Z-
dc.date.available2020-11-03T20:16:20Z-
dc.date.submitted2019-12-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25875-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This text represents development research that aims to critically analyze the development toolkit of international agencies and organizations such as the UK Prosperity Fund and UN Women, focusing specifically on how international development projects are designed to promote gender equity in Brazil. The main argument is that when it comes to institutions that do not have gender equality as their main focus, the institutional design - formulation, implementation and evaluation procedures methodology - built to implement gender inclusiveness and empowerment policies is instrumentalized in a “cosmetic way”, not providing substantial support for the implementation of SDG 5. It is based on international theories of development and feminisms, focusing especially on women's place and the ways in which they relate to development. Furthermore, it also analyzes development projects as a tool for achieving development and achieving gender equality, with a view to understanding the possible advantages and risks that these development programmes present in achieving SDG 5 and identifying gaps in their methodologies.pt_BR
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Graduação



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