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dc.contributor.advisorEstela, Flor de Maria Silvestre-
dc.contributor.authorGodinho, Keila Ingrid dos Santos-
dc.identifier.citationGODINHO, Keila Ingrid dos Santos. Inteligência artificial em bibliotecas: Bibliotecária Informativa Automatizada (BIA) da divisão de bibliotecas e documentação da PUC-RIO. 2019. 89 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Graduação em Biblioteconomia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta como tema central um estudo sobre Inteligência Artificial e suas formas de aplicação em serviços de bibliotecas. Os avanços em tecnologia trazem benefícios para diversos setores da sociedade, porém, abrem espaço para discussões no âmbito da Ciência da Informação. Especificamente a biblioteca que possui grande potencial na área por sua relação com as informações que são, também, base para o funcionamento de sistemas inteligentes. A Inteligência Artificial tem o mesmo nível de qualidade que as informações que utiliza. Como consequência, um sistema inteligente trabalhando com informações de uma unidade especializada tende a ter maior credibilidade. A pesquisa estipula os seguintes objetivos (i) descrever uma experiência de Inteligência Artificial feita em uma biblioteca a nível nacional, especificamente a Bibliotecária Informativa Automatizada desenvolvida na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, (ii) elencar as opções que Bibliotecária Informativa Automatizada apresenta no atendimento ao usuário, (iii) apresentar os requisitos informacionais básicos de interação na BIA. Quanto à metodologia trata-se de uma pesquisa descritiva, que através da observação pratica, mostra passo a passo a experiência de interação com a Bibliotecária Informativa Automatizada (BIA) através de três consultas. Conclui-se que a Inteligência Artificial utilizou informações disponíveis na biblioteca para solucionar questões dos usuários através do chatbot favorecendo o aumento do alcance dos serviços da biblioteca.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.keywordInteligência artificialpt_BR
dc.subject.keywordBibliotecas e a Internetpt_BR
dc.titleInteligência artificial em bibliotecas : Bibliotecária Informativa Automatizada (BIA) da divisão de bibliotecas e documentação da PUC-RIOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-11-03T19:39:35Z-
dc.date.available2020-11-03T19:39:35Z-
dc.date.submitted2019-11-22-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25870-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This paper has as its central theme a study on Artificial Intelligence and its forms of application in library services. Advances in technology bring benefits to various sectors of society, but open space for discussions in Information Science. Specifically, the library that has great potential in the area for its relationship with information that is also the basis for the operation of intelligent systems. Artificial intelligence has the same level of quality as the information it uses. As a result, an intelligent system working with information from a specialized unit tends to have greater credibility. The research stipulates the following objectives (i) to describe an Artificial Intelligence experiment conducted in a national library, specifically the Automated Informative Librarian developed at the Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, (ii) list the options that the Automated Informative Librarian presents in customer service, (iii) present the basic informational requirements for BIA interaction. As for the methodology, it is a descriptive research, which through practical observation shows step by step the experience of interaction with the Automated Informative Librarian (BIA) through three consultations. It concluded that Artificial Intelligence used information available in the library to solve users’ questions through chatbot favoring the increase of the library services reach.pt_BR
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