Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25841
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_SaraEvangelistaCarneiroDaSilva_tcc.pdf1,76 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise sobre a negociação entre o Governo do Distrito Federal e catadores de materiais recicláveis no processo de encerramento das atividades irregulares do Aterro Controlado do Jóquei, no período de 2015 a 2017
Autor(es): Silva, Sara Evangelista Carneiro da
Orientador(es): Santos, Carolina Cassia Batista
Assunto: Aterro sanitário
Distrito Federal (DF) - ocupação irregular
Catadores de materiais recicláveis
Economia solidária
Política Nacional de Resíduos Sólidos
Limpeza urbana
Data de apresentação: 21-Jun-2018
Data de publicação: 31-Out-2020
Referência: SILVA, Sara Evangelista Carneiro da. Análise sobre a negociação entre o Governo do Distrito Federal e catadores de materiais recicláveis no processo de encerramento das atividades irregulares do Aterro Controlado do Jóquei, no período de 2015 a 2017. 2018. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)–Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Neste trabalho de conclusão de curso intentou-se analisar o processo de negociação entre o Governo do Distrito Federal e o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU), mais especificamente o processo de diálogo com os/as catadores/as de materiais recicláveis durante o período de transição em vista do encerramento das atividades irregulares que ocorriam no Aterro Controlado do Jóquei, mais conhecido como Lixão, situado na Cidade Estrutural. Como metodologia de pesquisa utilizamos as técnicas de análise documental e observação participante. A partir deste enfoque, foram desenvolvidas sínteses de todas as ações necessárias para realizar os levantamentos, além de quadros sinópticos com todas as intervenções que o SLU participou de alguma forma durante o processo. A compreensão do diálogo ocorre mediante análise de conteúdo dos documentos selecionados. Os principais serão os relatórios finais de atividades do período de 2015 a 2017, publicados no site do SLU. No decorrer do texto será estudado como o SLU fechou o Lixão com vistas às causas conquistadas pelo Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, considerandose que existiu uma contradição e uma demanda que precisava ser atendida. O GDF precisava fechar o Lixão, e os/as catadores/as, trabalhadores/as que conquistaram seu espaço de fala com o passar dos anos, queriam seus direitos. A decisão do GDF foi fechar o Lixão e oferecer um melhor local de trabalho a catadores do Distrito Federal, bem como buscar atender às demandas da categoria. Ao final, será exposta uma análise de conteúdo do processo, realizada a partir do desenvolvimento do trabalho e observação participante da autora – em conjunto com algumas críticas e ideias que podem ser implantadas no decorrer do processo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.