Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25840
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaPaulaSalomaoSouzaFalcao_tcc.pdf895,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A precarização do sistema penitenciário brasileiro
Autor(es): Falcão, Ana Paula Salomão de Souza
Orientador(es): Pereira, Camila Potyara
Assunto: Sistema penitenciário
Superlotação carcerária
Precarização
Prisioneiros e prisões
Data de apresentação: 12-Jan-2018
Data de publicação: 31-Out-2020
Referência: FALCÃO, Ana Paula Salomão de Souza. A precarização do sistema penitenciário brasileiro. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)–Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esse estudo tem como objetivo analisar a precariedade do sistema prisional brasileiro, para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica com intuito de compreender o contexto histórico do sistema prisional brasileiro, suas crises e dificuldade. A precarização do sistema penitenciário brasileiro é um tema importante e relevante, e está sempre presente na mídia. Essa precariedade é considerada um grande transtorno para toda sociedade, quando o foco é superlotação. Para atender ao objetivo da pesquisa, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a pesquisa foi realizada tendo como suporte teórico o método dialético marxista, visto que a história e a dinâmica da sociedade mantêm uma relação. O método de pesquisa proporciona um conhecimento teórico para assim alcançar a essência do objeto, ou seja, será pesquisada a estrutura e a dinâmica do sistema penitenciário. Foi possível identificar as diversas crises enfrentadas pelo sistema penitenciário, como a superlotação; assim como a ineficácia da ressocialização no Brasil, quando comparada com outros países.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.