Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25836
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_VitorCapistranoRodriguesDeSousa_tcc.pdf1,19 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O funcionamento dos serviços de saúde : uma análise das recomendações de segurança dos pacientes no contexto de uma pandemia
Autor(es): Sousa, Vitor Capistrano Rodrigues de
Orientador(es): Dantas, Marcos Alberto
Assunto: Segurança em saúde
Pacientes - segurança
Radiologia médica
Covid-19
Saúde pública
Data de apresentação: 13-Ago-2020
Data de publicação: 31-Out-2020
Referência: SOUSA, Vitor Capistrano Rodrigues de. O funcionamento dos serviços de saúde: uma análise das recomendações de segurança dos pacientes no contexto de uma pandemia. 2020. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente projeto tem como objetivo realizar uma análise da influência dos aspectos inerentes às resoluções normativas de segurança do paciente durante a pandemia do COVID-19, com a finalidade de compreender a sua influência no desenvolvimento de aspectos administrativos de um estabelecimento de saúde radiológico no Distrito Federal. Para isso, foi necessária uma análise contextual de como a pandemia do novo coronavírus afetou completamente esse protocolo e, relacionando com a importância estratégica das agências reguladoras, a aplicação de um questionário autoaplicável entre os colaboradores sobre recomendações de órgãos reguladores, principalmente da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no dever de conciliar a prevenção dos riscos à saúde da população e a organização do mercado para o desenvolvimento social e econômico além de atenuar os efeitos dessa nova realidade. A metodologia utilizada para esse estudo foi classificada como documental, bibliográfica e estudo de campo, com finalidade descritiva e explicativa, além de apresentar uma abordagem qualitativa e quantitativa para o tratamento de dados. Nos resultados foram obtidas várias informações sobre diferentes abordagens no quesito segurança do paciente no estabelecimento selecionado e foi concluído que as informações obtidas e as recomendações não se restringem unicamente a clínica radiológica selecionada, mas sim em vários setores que procuram e otimizam a segurança e qualidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.