Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25831
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_RafaelAlvesDeSena_tcc.pdf723,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A divulgação da governança corporativa em bancos do segmento de aquisição de veículos: um estudo com base nas recomendações do Comitê da Basileia
Autor(es): Sena, Rafael Alves de
Orientador(es): Alves, Carlos André de Melo
Assunto: Governança corporativa
Bancos
Data de apresentação: 16-Jun-2020
Data de publicação: 31-Out-2020
Referência: SENA, Rafael Alves de. A divulgação da governança corporativa em bancos do segmento de aquisição de veículos: um estudo com base nas recomendações do Comitê da Basileia. 2020. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O objetivo geral deste trabalho foi investigar o nível de divulgação da governança corporativa de bancos do segmento de aquisição de veículos, com base em Recomendações do Comitê da Basileia. Trata-se de estudo descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. A população abrange bancos presentes no Relatório de taxa de juros na modalidade de aquisição de veículos para pessoa física do Banco Central do Brasil. A amostra não probabilística de 23 bancos foi obtida com base na acessibilidade aos dados na data base de junho de 2019. Os dados foram coletados nas juntas comerciais onde o banco tem sede, no site eletrônico de Relacionamento com Investidores (RI) de cada banco, caso disponível, e no relatório IF.Data do Banco Central. O tratamento dos dados emprega a análise de conteúdo e tem como base um quadro com 40 subcategorias associadas a 9 categorias baseadas nos princípios do Comitê da Basileia contidos no documento ‘Corporate Governance principles for banks’. Para a análise dos dados emprega- se a estatística descritiva e a estatística inferencial, com uso dos testes Q de Cochran, Qui- quadrado, Shapiro-Wilk, Correlação de Pearson e Correlação de Spearman. Após a análise de 832 subcategorias, os resultados indicaram, considerando as subcategorias aplicáveis ao estudo, que o nível de divulgação da governança corporativa dos bancos do segmento de aquisição de veículos apresentou um percentual médio de subcategorias presentes de 62,26%. Tal percentual não se distribuiu uniformemente entre as subcategorias e as categorias. Em adição, o percentual de subcategorias presentes na documentação de bancos com controle nacional (71,71%) superou o percentual de presença de bancos com controle estrangeiro (53,19%). Em complemento, verificou-se relação significativa e positiva entre o percentual de subcategorias presentes e o porte, mas não houve relação significativa entre o percentual de subcategorias presentes e a taxa de juros praticada pelos bancos da amostra. Os resultados podem contribuir para que acionistas, acadêmicos e demais partes interessadas possam identificar similaridades ou distinções no nível de divulgação da governança corporativa das entidades analisadas, considerando, inclusive, o porte e tipo de controle de bancos que realizam operações de financiamento de veículos no País.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.