Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Porto, Rafael Barreiros | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Daniel Machado de | - |
dc.identifier.citation | AGUIAR, Daniel Machado de. O efeito da declaração do posicionamento utilitário ou simbólico e da entrada da marca no mercado sobre a efetividade do posicionamento e o valor da marca: um experimento com aplicativos de delivery. 2020. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | As empresas concorrem em mercados altamente competitivos, onde marcas enfrentam
dificuldades em criar diferenciais sobre seus concorrentes. Com isso, as marcas buscam
estabelecer associações apropriadas na mente dos consumidores para diferenciarem-se das
marcas concorrentes. Contudo, exposição de marcas com diferentes tempos de entrada no
mercado e com posicionamentos diferentes têm proporcionado variações na efetividade do
posicionamento e no valor da marca. A presente pesquisa procurou avaliar a declaração do
posicionamento utilitário ou simbólico sobre os efeitos cognitivos na memória e no valor da
marca por parte dos consumidores. Utilizando delineamento experimental entre sujeitos (2x2),
tendo a declaração do posicionamento e a entrada da marca como variáveis manipuladas e a
lembrança do conteúdo, mudança na atitude e a mudança no valor da marca como variáveis
dependentes. Os resultados demonstraram um efeito direto da declaração do posicionamento na
lembrança do conteúdo e na disposição a pagar preço premium, quando a mensagem da
declaração do posicionamento é utilitária, maior será a lembrança do conteúdo pelos os
consumidores, enquanto com a declaração do posicionamento simbólica, mais os consumidores
estão dispostos a pagarem preços mais elevados. A ordem de entrada da marca moderou a
relação da declaração do posicionamento com a dimensão de qualidade percebida. A pesquisa
pode auxiliar na construção e gerenciamento do posicionamento de marcas novas e atuantes no
mercado. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidores - preferência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Posicionamento (Publicidade) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marca - valor de mercado | pt_BR |
dc.title | O efeito da declaração do posicionamento utilitário ou simbólico e da entrada da marca no mercado sobre a efetividade do posicionamento e o valor da marca : um experimento com aplicativos de delivery | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-31T18:20:04Z | - |
dc.date.available | 2020-10-31T18:20:04Z | - |
dc.date.submitted | 2020-07-08 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25827 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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