Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Roque Magno de | - |
dc.contributor.author | Pereira, Euclides Pinheiro | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Euclides Pinheiro. Dimensões da qualidade percebida de aplicativos de delivery no Distrito Federal. 2020. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O crescente aumento do número de smartphones observado nos últimos anos foi
acompanhado de uma série de novos aplicativos móveis que surgiram para atender
as mais diversas demandas do consumidor moderno. Entre esses aplicativos, os de
delivery de comida ganharam cada vez mais espaço em virtude da praticidade
oferecida na hora de escolher e comprar alimentos. No entanto, apesar do aumento
do número de usuários cadastrados, foi observado um crescimento na quantidade de
reclamações dos consumidores quanto aos aplicativos utilizados e o serviço oferecido.
O presente trabalho teve como objetivo descobrir as principais dimensões que
interferem na qualidade percebida pelo consumidor. Foi utilizado o instrumento M-S-
QUAL (Mobile Service Quality) adaptado para o mercado delivery de comida e
construído em escala likert de 7 pontos. O instrumento contou com 15 afirmativas
distribuídas em um total de 5 dimensões (eficiência, cumprimento, contato e
responsividade) e foi aplicado através de grupos de Whatsapp e Facebook. Ao final,
foram analisadas estatisticamente cento e sessenta respostas. O resultado mostrou
que, em relação aos aplicativos utilizados, a dimensão eficiência é a que melhor
agrada o consumidor enquanto a dimensão responsividade tem caráter neutro,
mostrando que os aspectos de garantia, retorno de pedidos incorretos e devolução do
dinheiro ainda são pontos a serem trabalhados pelas empresas. Como sugestão, é
enfatizado a necessidade de aplicação de um instrumento de pesquisa que busque
conhecer a qualidade percebida do ponto de vista das empresas e dos motoboys, que
atuam na entrega dos alimentos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Entrega de alimentos por aplicativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | E-commerce | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aplicativo de entrega de delivery | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.title | Dimensões da qualidade percebida de aplicativos de delivery no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-31T15:38:33Z | - |
dc.date.available | 2020-10-31T15:38:33Z | - |
dc.date.submitted | 2020-09-03 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25825 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The growing increase in the number of smartphones observed in recent years has
been accompanied by a series of new mobile applications that have emerged to meet
the most diverse demands of the modern consumer. Among these apps, food delivery
apps have gained more and more space due to the practicality offered when choosing
and buying food. However, despite the increase in the number of registered users,
there was an increase in the number of consumer complaints about the applications
used and the service offered. The present work aimed to discover the main dimensions
that interfere with the quality perceived by the consumer. The M-S-QUAL (Mobile
Service Quality) instrument adapted for the food delivery market and built on a 7-point
likert scale was used. The instrument had 15 statements distributed in a total of 5
dimensions (efficiency, compliance, contact and responsiveness) and was applied
throughWhatsapp and Facebook groups. At the end, one hundred and sixty responses
were statistically analyzed. The result showed that, in relation to the applications used,
the efficiency dimension is the one that best pleases the consumer while the
responsiveness dimension is neutral, showing that the aspects of guarantee, return of
incorrect orders and money back are still points to be worked on by companies. As a
suggestion, the need to apply a research instrument that seeks to know the quality
perceived from the point of view of the companies and the so-called Motoboys, who
work in the delivery of food, is emphasized. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
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