Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25823
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_TomazSardeiroGrinaldo_tcc.pdf774,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Diagnóstico de condomínios de armazéns rurais no Oeste Baiano
Autor(es): Grinaldo, Tomaz Sardeiro
Orientador(es): Filippi, Amanda Cristina Gaban
Assunto: Armazenamento e transporte de cargas
Associações e cooperativas
Soja - aspectos econômicos
Grãos - armazenamento
Armazéns gerais
Logística de transporte
Produtores rurais
Data de apresentação: 26-Jun-2019
Data de publicação: 31-Out-2020
Referência: GRINALDO, Tomaz Sardeiro. Diagnóstico de condomínios de armazéns rurais no Oeste Baiano. 2019. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Atualmente o Brasil figura dentre os maiores produtores de soja do mundo. Ano pós ano as safras vêm batendo recordes de produção, porém, os investimentos em estruturas necessárias para armazenamento e transporte adequado não acompanham esse ritmo. Para driblar esses gargalos e se manterem competitivos frente aos demais produtores mundiais, uma nova forma de associativismo, os Condomínios de Armazéns Rurais vem ganhando notoriedade no cenário nacional. O presente trabalho teve como propósito identificar a existência e perspectivas de Condomínios de Armazéns Rurais na região Oeste da Bahia. Essa localidade está inserida na nova fronteira agrícola do Brasil, conhecida como MATOPIBA, junção das iniciais dos estados Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Para atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa aplicada, exploratória, descritiva com abordagem qualitativa. Através de um roteiro semiestruturado foram entrevistados dois Engenheiros Agrônomos, um da iniciativa privada e outro da Secretaria de Agricultura de Barreiras-BA. O procedimento técnico utilizado foi a análise de conteúdo de Bardin (1977). Identificou-se que os agricultores locais participam de algumas formas de Associativismo. Foi encontrada ainda uma possível evidência da existência de Condomínios de Armazéns Rurais no Oeste Baiano. Diante da grande produção local e do déficit de armazenagem, há um possível potencial para implantação dos Condomínios de Armazéns Rurais na região. Por ser um tema relativamente novo, os entrevistados pouco sabiam de suas características. Nesse contexto, esse trabalho contribuiu para a difusão do arcabouço teórico e conhecimento a respeito do tema.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.