Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25814
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RogerioLealDaCostaJunior_tcc.pdf823,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma análise multicasos da gestão de riscos na administração pública federal
Autor(es): Costa Júnior, Rogério Leal da
Orientador(es): Ramos, Karoll Haussler Carneiro
Assunto: Gestão pública
Gestão de riscos
Risco operacional
Controle interno
Administração pública
Data de apresentação: 10-Jul-2019
Data de publicação: 31-Out-2020
Referência: COSTA JÚNIOR, Rogério Leal da. Uma análise multicasos da gestão de riscos na administração pública federal. 2019. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O risco é fator inerente de toda atividade humana, seja ela individual ou coletiva. Organizações enfrentam um grau razoável de riscos a depender de diversos fatores, inclusive organizações públicas que lidam com toda uma série de riscos que são inerentes a sua atividade. Desta forma, este trabalho busca construir um uma análise multicasos sobre a gestão na administração pública, com enfoque no que tange a esfera federal. Para isso, foram 10 organizações, onde ocorreram entrevistas semiestruturadas com os gestores responsáveis pela área de gestão de riscos, ou área que exerça atividade relacionada. Dentre os objetivos analisados estão: os benefícios da implementação de uma política de gestão de riscos, adaptações as referências adotadas, referências utilizadas para estruturação e implementação deste tipo de política, normativos relacionados a temática, dificuldades na implementação, próximas iniciativas e o grau de implementação da gestão de riscos em cada uma das organizações entrevistadas. Com análise do material transcrito das entrevistas, percebe-se que existe um certo grau de implementação deste tipo de política, impulsionada de forma coercitiva por meio de normativos e órgãos de controle. No que diz respeito a benefícios e dificuldades os achados são convergentes com o levantado na literatura, assim como as referências adotadas pelos órgãos são amplamente abordadas como a literatura. Por fim, constatou-se que embora existam experiencias adiantadas na temática dentro da população analisada, o grau de implementação ainda é entre intermediário e inicial e está se dá em grande medida pelo caráter mandatório da legislação da área.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.