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2019_RodolfoMenezesXavierDeOliveira_tcc.pdf1,52 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorBarem, Débora Dorneles-
dc.contributor.authorOliveira, Rodolfo Menezes Xavier de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rodolfo Menezes Xavier de. Percepção dos servidores do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios acerca da avaliação de desempenho. 2019. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa, de natureza empírica e quantitativa, buscou analisar a percepção dos servidores do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios quanto ao Sistema de Avaliação de Desempenho do órgão. Para tanto, foram elaborados questionários a partir de um questionário já validado na literatura e obtida amostra não- probabilística de 69 técnicos a partir dos 125 técnicos lotados na Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Brasília I. Quanto ao seu fim caracteriza-se como descritiva de corte transversal, e como busca encontrar soluções para problemas reais existentes e tem um caráter real e prático, tem natureza aplicada com lógica dedutiva e dados obtidos através de Levantamento de Dados (Survey). Os dados foram analisados por meio de estatística simples e divididos em três tipos de percepção: sobre a influência do Sistema de Avaliação de Desempenho na vida profissional dos servidores, sobre a importância do Sistema de Avaliação de Desempenho para os gestores da organização e sobre a justiça do Sistema de Avaliação de Desempenho. Os resultados obtidos foram o de que há uma percepção de pouca influência do Sistema de Avaliação de Desempenho em diversos aspectos da vida profissional dos servidores, além de não possuir grande importância para a cúpula. Além disso, há a percepção de falta de justiça nas três dimensões propostas pela literatura, a distributiva, a procedimental e a interacional. Houve a percepção de uma não distribuição equânime do produto da Avaliação de Desempenho entre os avaliados e que os critérios da Avaliação não são objetivos. Houve também a percepção de que os avaliadores evitam rigor na avaliação para evitar conflitos e não ter dificuldades em montar equipes. Este estudo contribui para a literatura por ser o primeiro sobre a organização em questão e iluminar a percepção dos servidores sobre o Sistema de Avaliação de Desempenho do órgão. Além disso, a organização estudada, por utilizar de método tradicional de Avaliação de Desempenho, pode se beneficiar desse estudo ao buscar sugestões de como melhorar a percepção avaliada. Futuros estudos podem abordar a mesma questão sob a perspectiva de todos os servidores do órgão para obter um quadro mais apurado além de avaliar se a comunicação do sistema para os avaliados pode sofrer melhorias para contribuir com a percepção dos avaliados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subject.keywordMinistério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)pt_BR
dc.subject.keywordServidores públicos - desempenhopt_BR
dc.subject.keywordPessoal - avaliaçãopt_BR
dc.titlePercepção dos servidores do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios acerca da avaliação de desempenhopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-31T13:50:56Z-
dc.date.available2020-10-31T13:50:56Z-
dc.date.submitted2019-07-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25812-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study, empirical and quantitative in nature, analyses the perception of public servants of Ministério Público do Distrito Federal e Territórios about its Performance Appraisal System. For such, questionnaires were adapted from one already validated by the literature and a non-probabilistic sample of 69 technicians from the 125 technicians that work in the Coordenadoria de Promotorias de Justiça de Brasília I. It is a descriptive research with a transversal temporal scope and as it searches for solutions to problems that already exist, has a applied nature with deductive logic and data obtained through a Survey. The data was analysed with simple statistics and divide into three types of perception: about the influence the Performance Appraisal System has on the professional lives of servants, about the value that the high administration of the organization sees on the Performance Appraisal System, and about the justice of the Performance Appraisal System. The results show that there is a perception of a low influence of the Performance Appraisal System, and also that there is a percection that the Performance Appraisal System has little importance for the high administration. Moreover, there is a perception of lack of justice in all three dimensions proposed by the literature, the distributive, the procedimental and the interactional dimensions. There was a perception of a inequal distribution of the Appraisal System’s products and that the criteria used was not objective. There was also a perception that the appraisers avoid being rigorous in their appraisals in order to avoid conflict and difficulties in establishing teams. This study contributes to the literature because it is the first study done about the Performance Appraisal System of this particular organization. Moreover, the organization studied utilizes traditional methods of Performance Appraisal and can benefit from sugestions to improve the perceptions of workers. Future studies can encompass the same subject under the perspective of all the servants of the organization for a more accurate picture and evaluate if the communication of the Appraisal System to the workers can improve their perception.pt_BR
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