Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barem, Débora Dorneles | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Rodolfo Menezes Xavier de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Rodolfo Menezes Xavier de. Percepção dos servidores do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios acerca da avaliação de desempenho. 2019. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa, de natureza empírica e quantitativa, buscou analisar a percepção dos
servidores do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios quanto ao Sistema
de Avaliação de Desempenho do órgão. Para tanto, foram elaborados questionários
a partir de um questionário já validado na literatura e obtida amostra não-
probabilística de 69 técnicos a partir dos 125 técnicos lotados na Coordenadoria das
Promotorias de Justiça de Brasília I. Quanto ao seu fim caracteriza-se como
descritiva de corte transversal, e como busca encontrar soluções para problemas
reais existentes e tem um caráter real e prático, tem natureza aplicada com lógica
dedutiva e dados obtidos através de Levantamento de Dados (Survey). Os dados
foram analisados por meio de estatística simples e divididos em três tipos de
percepção: sobre a influência do Sistema de Avaliação de Desempenho na vida
profissional dos servidores, sobre a importância do Sistema de Avaliação de
Desempenho para os gestores da organização e sobre a justiça do Sistema de
Avaliação de Desempenho. Os resultados obtidos foram o de que há uma percepção
de pouca influência do Sistema de Avaliação de Desempenho em diversos aspectos
da vida profissional dos servidores, além de não possuir grande importância para a
cúpula. Além disso, há a percepção de falta de justiça nas três dimensões propostas
pela literatura, a distributiva, a procedimental e a interacional. Houve a percepção de
uma não distribuição equânime do produto da Avaliação de Desempenho entre os
avaliados e que os critérios da Avaliação não são objetivos. Houve também a
percepção de que os avaliadores evitam rigor na avaliação para evitar conflitos e
não ter dificuldades em montar equipes. Este estudo contribui para a literatura por
ser o primeiro sobre a organização em questão e iluminar a percepção dos
servidores sobre o Sistema de Avaliação de Desempenho do órgão. Além disso, a
organização estudada, por utilizar de método tradicional de Avaliação de
Desempenho, pode se beneficiar desse estudo ao buscar sugestões de como
melhorar a percepção avaliada. Futuros estudos podem abordar a mesma questão
sob a perspectiva de todos os servidores do órgão para obter um quadro mais
apurado além de avaliar se a comunicação do sistema para os avaliados pode sofrer
melhorias para contribuir com a percepção dos avaliados. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação de desempenho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Servidores públicos - desempenho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoal - avaliação | pt_BR |
dc.title | Percepção dos servidores do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios acerca da avaliação de desempenho | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-31T13:50:56Z | - |
dc.date.available | 2020-10-31T13:50:56Z | - |
dc.date.submitted | 2019-07-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25812 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study, empirical and quantitative in nature, analyses the perception of public
servants of Ministério Público do Distrito Federal e Territórios about its Performance
Appraisal System. For such, questionnaires were adapted from one already validated
by the literature and a non-probabilistic sample of 69 technicians from the 125
technicians that work in the Coordenadoria de Promotorias de Justiça de Brasília I. It
is a descriptive research with a transversal temporal scope and as it searches for
solutions to problems that already exist, has a applied nature with deductive logic
and data obtained through a Survey. The data was analysed with simple statistics
and divide into three types of perception: about the influence the Performance
Appraisal System has on the professional lives of servants, about the value that the
high administration of the organization sees on the Performance Appraisal System,
and about the justice of the Performance Appraisal System. The results show that
there is a perception of a low influence of the Performance Appraisal System, and
also that there is a percection that the Performance Appraisal System has little
importance for the high administration. Moreover, there is a perception of lack of
justice in all three dimensions proposed by the literature, the distributive, the
procedimental and the interactional dimensions. There was a perception of a inequal
distribution of the Appraisal System’s products and that the criteria used was not
objective. There was also a perception that the appraisers avoid being rigorous in
their appraisals in order to avoid conflict and difficulties in establishing teams. This
study contributes to the literature because it is the first study done about the
Performance Appraisal System of this particular organization. Moreover, the
organization studied utilizes traditional methods of Performance Appraisal and can
benefit from sugestions to improve the perceptions of workers. Future studies can
encompass the same subject under the perspective of all the servants of the
organization for a more accurate picture and evaluate if the communication of the
Appraisal System to the workers can improve their perception. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
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