Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25810
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DaianeMarquesDeAraujo_tcc.pdf1,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Processos de ensino e aprendizagem da leitura e escrita no Colégio Estadual Assentamento Virgilândia
Autor(es): Araujo, Daiane Marques de
Orientador(es): Rocha, Eliene Novaes
Assunto: Alfabetização
Letramento
Leitura e escrita
Data de apresentação: Ago-2018
Data de publicação: 30-Out-2020
Referência: ARAUJO, Daiane Marques de. Processos de ensino e aprendizagem da leitura e escrita no Colégio Estadual Assentamento Virgilândia. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar como ocorre o processo de alfabetização na Escola Municipal Santo Antônio das Palmeiras (EMSAP) e como este processo repercute no aprendizado da leitura e escrita dos educandos dos anos finais do ensino fundamental no Colégio Estadual Assentamento Virgilândia (CEAV). Foi como bolsista do Projeto de Iniciação à docência (PIBID), em estágios feitos em representação ao projeto, que ficaram perceptíveis as dificuldades de leitura e escrita dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental, principalmente nos 6° e 7° anos. Para que haja uma aproximação teórica do objeto de estudo recorremos aos seguintes teóricos: SOUZA (2012); SOARES (2016); LUCAS (2008); BOCK; FURTADO; TEXEIRA (2001); ROJO (2009); REGO (2014); GALVÃO (1995); VIGOTSKI (2000); ARAUJO (2012); ARAUJO (2016). Esta é uma pesquisa de caráter qualitativo. O processo para a coleta de dados foi por meio de observações realizadas nos anos iniciais e finais do ensino fundamental a partir de entrevistas realizadas com oito educandos, sendo quatro dos 1° e 2° anos do ensino fundamental anos iniciais da EMSAP e quatro do 6° e 7° anos do ensino fundamental anos finais do CEAV. Escolas estas localizadas no Assentamento Virgilândia, Formosa, Goiás. Optamos por utilizar nomes fictícios aos entrevistados, para assim preservar suas identidades. Para a sistematização do questionário de entrevista, partimos das seguintes perguntas orientadoras “Como os educadores ensinam os seus educandos a ler e a escrever e como esses assimilam estes processos de ensino.”. Ao final da pesquisa podemos concluir que os métodos aplicados nas escolas pesquisadas e pelos educadores podem ser um fator relevante para as dificuldades dos estudantes na aquisição da leitura e escrita, mas não um fator isolado e único, há vários outros fatores que podem interferir em uma aprendizagem da leitura e escrita mais consolidada na vida dos sujeitos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.