Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/25810
Título: | Processos de ensino e aprendizagem da leitura e escrita no Colégio Estadual Assentamento Virgilândia |
Autor(es): | Araujo, Daiane Marques de |
Orientador(es): | Rocha, Eliene Novaes |
Assunto: | Alfabetização Letramento Leitura e escrita |
Data de apresentação: | Ago-2018 |
Data de publicação: | 30-Out-2020 |
Referência: | ARAUJO, Daiane Marques de. Processos de ensino e aprendizagem da leitura e escrita no Colégio Estadual Assentamento Virgilândia. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo analisar como ocorre o processo de
alfabetização na Escola Municipal Santo Antônio das Palmeiras (EMSAP) e como
este processo repercute no aprendizado da leitura e escrita dos educandos dos
anos finais do ensino fundamental no Colégio Estadual Assentamento Virgilândia
(CEAV). Foi como bolsista do Projeto de Iniciação à docência (PIBID), em
estágios feitos em representação ao projeto, que ficaram perceptíveis as
dificuldades de leitura e escrita dos estudantes dos anos finais do ensino
fundamental, principalmente nos 6° e 7° anos. Para que haja uma aproximação
teórica do objeto de estudo recorremos aos seguintes teóricos: SOUZA (2012);
SOARES (2016); LUCAS (2008); BOCK; FURTADO; TEXEIRA (2001); ROJO
(2009); REGO (2014); GALVÃO (1995); VIGOTSKI (2000); ARAUJO (2012);
ARAUJO (2016). Esta é uma pesquisa de caráter qualitativo. O processo para a
coleta de dados foi por meio de observações realizadas nos anos iniciais e finais
do ensino fundamental a partir de entrevistas realizadas com oito educandos,
sendo quatro dos 1° e 2° anos do ensino fundamental anos iniciais da EMSAP e
quatro do 6° e 7° anos do ensino fundamental anos finais do CEAV. Escolas estas
localizadas no Assentamento Virgilândia, Formosa, Goiás. Optamos por utilizar
nomes fictícios aos entrevistados, para assim preservar suas identidades. Para a
sistematização do questionário de entrevista, partimos das seguintes perguntas
orientadoras “Como os educadores ensinam os seus educandos a ler e a
escrever e como esses assimilam estes processos de ensino.”. Ao final da
pesquisa podemos concluir que os métodos aplicados nas escolas pesquisadas e
pelos educadores podem ser um fator relevante para as dificuldades dos
estudantes na aquisição da leitura e escrita, mas não um fator isolado e único, há
vários outros fatores que podem interferir em uma aprendizagem da leitura e
escrita mais consolidada na vida dos sujeitos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.