Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2580
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariseDarcBarosaRezendeCosta.pdf657,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Literatura infantil / letramento e inclusão escolar
Autor(es): Costa, Marise D’arc Barbosa Rezende
Orientador(es): Santos, Fernanda do Carmo Gonçalves dos
Assunto: Educação inclusiva
Crianças - livros e leitura
Bibliotecas infantis
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 23-Jan-2012
Referência: COSTA, Marise D’arc Barbosa Rezende. Literatura infantil/letramento e inclusão escolar. 2011. 58 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O interesse pelo estudo sobre LITERATURA INFANTIL /LETRAMENTO E INCLUSÃO ESCOLAR procedeu de observações de minha prática pedagógica em uma sala de leitura “NOSSA BIBLIOTECA”, em um Jardim de Infância de uma Escola Inclusiva situada no Gama. A proposta deste trabalho teve sua abordagem na Inclusão Escolar e buscou-se, então investigar as contribuições da sala de leitura “NOSSA BIBLIOTECA”, como espaço de inclusão no contexto escolar do jardim de infância, através de observação participativa por se caracterizar como método de pesquisa que insere o pesquisador no campo investigado, e de análise documental dos materiais existentes na biblioteca. Em especial, foi observada a experiência de uma criança com síndrome de down dentro da biblioteca (sua relação com a professora, com pares e com os recursos disponíveis no local). O presente trabalho teve como objetivos: verificar se o acervo bibliográfico é adaptado às necessidades dos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEEs); analisar se os materiais da “NOSSA BIBLIOTECA” contribuem para a promoção e inclusão escolar de crianças entre 4 e 5 anos de idade com necessidades especiais; investigar se a Literatura Infantil vem sendo utilizada pela ação docente como facilitadora do processo de inclusão e letramento dos alunos com necessidades Educacionais Especiais; e analisar a qualidade da interação entre a criança com necessidades especiais com seu professor e seus pares durante as atividades da literatura infantil. Os tópicos trabalhados revelaram, em seu desdobramento, o valor que a literatura infantil/letramento possui na formação dos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEEs). Após análise do acervo da biblioteca, contatou-se que ela possui livros que permitem sua relação à Inclusão Escolar. A pesquisa demonstrou que a literatura infantil/letramento pode ser um instrumento para a Inclusão.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2580
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons