Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pontes, Shirley | - |
dc.contributor.author | Miyada, Wania Kazuko | - |
dc.identifier.citation | MIYADA, Wania Kazuko. Clima organizacional: estudo de caso da empresa de transporte aéreo TAM Linhas–Aéreas. 2007. 68 f. Monografia (Especialização em Gestão de Negócios em Turismo)-Univesidade de Brasília, Brasília, 2007. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2007. | pt_BR |
dc.description.abstract | A viagem aérea passou a fazer parte da experiência turística e com o aumento da
oferta, o turista consumidor decide sobre a compra baseado na qualidade de serviço
prestado. E a qualidade percebida pelo cliente, é parte de todo um trabalho de
cultura e clima organizacional realizado por parte dos gestores. A moderna
administração propõe investimento em um clima organizacional harmonioso, para
que os funcionários sintam-se valorizados e motivados e transfiram esse sentimento
ao cliente, sendo que um clima negativo impactará negativamente no atendimento.
Com este intuito, foi feita uma pesquisa quantitativa na empresa aérea TAM, sobre
clima organizacional e fatores que motivam e que desmotivam a equipe, além de
levantamentos bibliográficos. A amostra teve 100 respondentes. Os dados foram
tabulados em SPSS e a análise foi feita com base em estatística descritiva, com
correlações, buscando pontos críticos passíveis de melhora na empresa. Concluiuse
que compreender as necessidades humanas e os fatores motivacionais ajuda no
entendimento das atitudes adotas pelos funcionários e assim, trabalhar para
introduzir práticas para elevar o comprometimento e mudança na atitude e
comportamento reflete-se de forma positiva tanto no público interno como externo.
Uma cultura organizacional forte exerce uma acentuada influência no
comportamento dos funcionários, promovendo à união, lealdade e comprometimento
organizacional. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motivação no trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura organizacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Clima organizacional | pt_BR |
dc.title | Clima organizacional : estudo de caso da empresa de transporte aéreo TAM Linhas–Aéreas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.location.country | BRA | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-05-07T17:28:33Z | - |
dc.date.available | 2009-05-07T17:28:33Z | - |
dc.date.created | 2007-06-11 | - |
dc.date.issued | 2009-05-07T17:28:33Z | - |
dc.date.submitted | 2007-06-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/257 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The aerial trip started to be part of the tourist experience and with the increase of it
offers, the consuming tourist decides on the purchase based on the quality of given
service. And the quality perceived for the customer is part of all a culture work and
carried through organized climate on the part of the managers. The modern
administration considers investment in a harmonious organized climate, so that the
employees feel themselves valued and motivated and, transfers this feeling to the
customer, being that a negative climate will cause negative impact in the attendance.
With this intention, a quantitative research in the airline TAM was made, on
organized climate and factors that motivate and desmotivate the team, beyond
bibliographical surveys. The sample had 100 respondents. The data had been
tabulated in SPSS and the analysis was made on the basis of descriptive statistics,
with correlations, searching critical points of improvement in the company. Concludes
that to understand the motivated necessities human beings and factors aid in the
agreement of the attitudes adopted for the employees and, to work to introduce
practical to raise the purpose. Change in the attitude and behavior is reflected in
such a way of positive form in the internal public as external. A strong organized
culture exerts one accented influence in the behavior of the employees, promoting to
the union, loyalty and organized purpose. | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2007.06.TCC.257 | - |
Aparece na Coleção: | Gestão de Negócios em Turismo
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