Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25799
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_BarbaraDeSouzaRodrigues_tcc.pdf614 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Jogos didáticos e os processos de ensino-aprendizagem no ensino médio do Colégio Estadual Vale da Esperança e Extensão
Autor(es): Rodrigues, Bárbara de Souza
Orientador(es): Gati, Christiano Del Cantoni
Coorientador(es): Wolff, Eliete Ávila
Assunto: Ensino e aprendizagem
Educação
Motivação na educação
Jogos educativos
Data de apresentação: 12-Dez-2017
Data de publicação: 30-Out-2020
Referência: RODRIGUES, Bárbara de Souza. Jogos didáticos e os processos de ensino-aprendizagem no ensino médio do Colégio Estadual Vale da Esperança e Extensão. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: Este trabalho tem como base a educação do campo por ser uma forma diferenciada de ensino e aprendizado buscando e trazendo as crianças, jovens e adultos para realidade e possibilitando às pessoas a terem voz. Ao fazer uma pesquisa durante as aulas em sala foi possível perceber uma falta de interesse dos estudantes tanto em continuar na escola, quanto fazer cursos, faculdade, mestrado, doutorado etc. Isto porque a escola trabalha no método tradicional, quadro, giz e livro didático. A partir disso pesquisamos sobre métodos dinâmicos de ensinar e estimular os discentes a continuarem estudando. Esse estudo propôs a aplicação de jogos da seguinte forma: foram divididos dois grupos, grupo CEVE (Colégio Estadual Vale da Esperança) e grupo CEVE-Extensão (Colégio Estadual Vale da Esperança- Extensão). Para o grupo CEVE foram ministradas aulas com o conteúdo proposto no currículo referencial do Estado de Goiás, que são as leis de Mendel e conceitos de Genética normalmente aplicada no primeiro bimestre na disciplina de biologia, em seguida foi apresentado um termo de consentimento e após foi aplicado o teste inicial e em seguida o jogo EG (Evoluindo Genética). O jogo EG foi feito pela universidade UNICAMP e é composto de dados, pinos, cartões perguntas e respostas em nível de fundamental e ensino médio e um tabuleiro. Em seguida foi aplicado um questionário solicitando a opinião dos estudantes onde as respostas deles foram às próprias opiniões sobre o jogo, depois foi feito o teste final. Para o grupo CEVE-Extensão ocorreu da mesma maneira, porém, no lugar de aplicar o jogo foi aplicado um estudo dirigido. Como resultado a pesquisa obteve que o jogo realmente estimula e motiva os estudantes. Foram 16 pessoas que participaram da pesquisa com o jogo, todos responderam positivamente sobre o uso do jogo didático. Ao contrario dessa afirmação, os estudantes (6 no total) que tiveram como metodologia de fixação o estudo dirigido não se sentem nem um pouco motivados, na verdade alguns se sentem forçados a aprender.
Resumén: Este trabajo tiene como base la educación del campo por ser una forma diferenciada de enseñanza y aprendizaje buscando y trayendo a los niños, jóvenes y adultos a la realidad y posibilitando a las personas a tener voz. Al hacer una investigación durante las clases en sala pude percibir una falta de interés de los estudiantes en continuar en la escuela, pues, la misma trabajar en el método tradicional, cuadro, tiza y libro didáctico, cuanto en continuar los estudios hacer cursos, facultad, maestría, doctorado, etc. A partir de eso investigamos sobre métodos dinámicos de enseñar y estimular a los estudiantes a continuar estudiando. Este estudio propuso la aplicación de juegos de la siguiente forma: se dividieron dos grupos, grupo CEVE (Colegio Estadual Valle de la Esperanza) y grupo CEVE-Extensión (Colegio Estadual Valle de la Esperanza- Extensión). Para el grupo CEVE se impartieron clases con el contenido propuesto en el currículo referencial del Estado de Goiás, que son las leyes de Mendel y conceptos de Genética normalmente aplicada en el primer bimestre en la disciplina de biología, a continuación se presentó un término de consentimiento y después fue se aplicó la prueba inicial y luego el juego EG (Evoluendo Genética). El juego EG fue hecho por la universidad UNICAMP y se compone de datos, pines, tarjetas preguntas y respuestas a nivel de fundamental y enseñanza media y un tablero. En seguida se aplicó un cuestionario solicitando la opinión de los estudiantes donde las respuestas de ellos fueron a las propias opiniones sobre el juego, luego se hizo la prueba final. Para el grupo CEVE-Extensión ocurrió de la misma manera, sin embargo, en lugar de aplicar el juego se aplicó un estudio dirigido. Como resultado de la investigación, el juego realmente estimula y motiva a los estudiantes. En el caso de los estudiantes que tuvieron como metodología de fijación el estudio dirigido no se siente ni un poco motivados.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Ciências da Natureza



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.