Título: | Jogos didáticos e os processos de ensino-aprendizagem no ensino médio do Colégio Estadual Vale da Esperança e Extensão |
Autor(es): | Rodrigues, Bárbara de Souza |
Orientador(es): | Gati, Christiano Del Cantoni |
Coorientador(es): | Wolff, Eliete Ávila |
Assunto: | Ensino e aprendizagem Educação Motivação na educação Jogos educativos |
Data de apresentação: | 12-Dez-2017 |
Data de publicação: | 30-Out-2020 |
Referência: | RODRIGUES, Bárbara de Souza. Jogos didáticos e os processos de ensino-aprendizagem no ensino médio do Colégio Estadual Vale da Esperança e Extensão. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017. |
Resumo: | Este trabalho tem como base a educação do campo por ser uma forma diferenciada
de ensino e aprendizado buscando e trazendo as crianças, jovens e adultos para
realidade e possibilitando às pessoas a terem voz. Ao fazer uma pesquisa durante as
aulas em sala foi possível perceber uma falta de interesse dos estudantes tanto em
continuar na escola, quanto fazer cursos, faculdade, mestrado, doutorado etc. Isto
porque a escola trabalha no método tradicional, quadro, giz e livro didático. A partir
disso pesquisamos sobre métodos dinâmicos de ensinar e estimular os discentes a
continuarem estudando. Esse estudo propôs a aplicação de jogos da seguinte forma:
foram divididos dois grupos, grupo CEVE (Colégio Estadual Vale da Esperança) e
grupo CEVE-Extensão (Colégio Estadual Vale da Esperança- Extensão). Para o grupo
CEVE foram ministradas aulas com o conteúdo proposto no currículo referencial do
Estado de Goiás, que são as leis de Mendel e conceitos de Genética normalmente
aplicada no primeiro bimestre na disciplina de biologia, em seguida foi apresentado
um termo de consentimento e após foi aplicado o teste inicial e em seguida o jogo EG
(Evoluindo Genética). O jogo EG foi feito pela universidade UNICAMP e é composto
de dados, pinos, cartões perguntas e respostas em nível de fundamental e ensino
médio e um tabuleiro. Em seguida foi aplicado um questionário solicitando a opinião
dos estudantes onde as respostas deles foram às próprias opiniões sobre o jogo, depois
foi feito o teste final. Para o grupo CEVE-Extensão ocorreu da mesma maneira,
porém, no lugar de aplicar o jogo foi aplicado um estudo dirigido. Como resultado a
pesquisa obteve que o jogo realmente estimula e motiva os estudantes. Foram 16
pessoas que participaram da pesquisa com o jogo, todos responderam positivamente
sobre o uso do jogo didático. Ao contrario dessa afirmação, os estudantes (6 no total)
que tiveram como metodologia de fixação o estudo dirigido não se sentem nem um
pouco motivados, na verdade alguns se sentem forçados a aprender. |
Resumén: | Este trabajo tiene como base la educación del campo por ser una forma diferenciada de
enseñanza y aprendizaje buscando y trayendo a los niños, jóvenes y adultos a la realidad
y posibilitando a las personas a tener voz. Al hacer una investigación durante las clases
en sala pude percibir una falta de interés de los estudiantes en continuar en la escuela,
pues, la misma trabajar en el método tradicional, cuadro, tiza y libro didáctico, cuanto en
continuar los estudios hacer cursos, facultad, maestría, doctorado, etc. A partir de eso
investigamos sobre métodos dinámicos de enseñar y estimular a los estudiantes a
continuar estudiando. Este estudio propuso la aplicación de juegos de la siguiente forma:
se dividieron dos grupos, grupo CEVE (Colegio Estadual Valle de la Esperanza) y grupo
CEVE-Extensión (Colegio Estadual Valle de la Esperanza- Extensión). Para el grupo
CEVE se impartieron clases con el contenido propuesto en el currículo referencial del
Estado de Goiás, que son las leyes de Mendel y conceptos de Genética normalmente
aplicada en el primer bimestre en la disciplina de biología, a continuación se presentó un
término de consentimiento y después fue se aplicó la prueba inicial y luego el juego EG
(Evoluendo Genética). El juego EG fue hecho por la universidad UNICAMP y se
compone de datos, pines, tarjetas preguntas y respuestas a nivel de fundamental y
enseñanza media y un tablero. En seguida se aplicó un cuestionario solicitando la opinión
de los estudiantes donde las respuestas de ellos fueron a las propias opiniones sobre el
juego, luego se hizo la prueba final. Para el grupo CEVE-Extensión ocurrió de la misma
manera, sin embargo, en lugar de aplicar el juego se aplicó un estudio dirigido. Como
resultado de la investigación, el juego realmente estimula y motiva a los estudiantes. En
el caso de los estudiantes que tuvieron como metodología de fijación el estudio dirigido
no se siente ni un poco motivados. |
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Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Ciências da Natureza
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