Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25796
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MarcioAlvesDeAbadia_tcc.pdf868,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ressignificação do território e a resistência camponesa no assentamento Bom sucesso - Flores de Goiás
Autor(es): Abadia, Marcio Alves de
Orientador(es): Medeiros, Maria Osanette de
Coorientador(es): Cadete, Iolanda Rodrigues
Assunto: Assentamentos rurais
Agricultura familiar
Data de apresentação: 22-Fev-2019
Data de publicação: 30-Out-2020
Referência: ABADIA, Marcio Alves de. Ressignificação do território e a resistência camponesa no assentamento Bom sucesso - Flores de Goiás. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.
Resumo: Este trabalho é fruto da pesquisa que procurou saber como os moradores do assentamento Bonsucesso de Flores de Goiás ressignificaram a vida, desde o acampamento, em 1996, até os dias atuais. A pesquisa desenvolveu-se por meio da abordagem qualitativa, tendo como principal instrumento a entrevista semiestruturada, realizada com nove moradores. Ao questionar como ocorreu a ressignificação da vida das famílias, a pesquisa apresentou dados que revelam dois momentos: a vida no acampamento, com objetivos comuns, união e projetos coletivos. Outro momento, já na condição de assentados, os moradores partiram para ações mais individuais, utilizando os programas do governo para implantar seus projetos. Outra mudança que os entrevistados apontam refere-se à vida que levavam antes de chegarem ao acampamento e a vida depois de assentados. Nessa nova condição muitas mudanças ocorreram, como sossego, condições para criar os filhos, mesmo que tivessem que buscar outras fontes de renda. Foi observada também a participação ativa e visível da mulher na ressignificação das decisões domesticas e coletivas. A pesquisa procurou levantar questões relevantes no âmbito da agricultura familiar, considerando todos os envolvidos no processo como participantes ativos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação do Campo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.