Título: | Uma abordagem sociolinguística no contexto do Colégio Estadual Vale da Esperança |
Autor(es): | Pereira, Ionara de Paiva |
Orientador(es): | Sousa, Rosineide Magalhães de |
Assunto: | Sociolinguística Variação linguística |
Data de apresentação: | 25-Fev-2019 |
Data de publicação: | 22-Out-2020 |
Referência: | PEREIRA, Ionara de Paiva. Uma abordagem sociolinguística no contexto do Colégio Estadual Vale da Esperança. 2019. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2019. |
Resumo: | O presente trabalho é resultado da pesquisa sobre o contexto sociolinguístico
no contexto do Colégio Estadual Vale da Esperança (CEVE), com objetivo de
investigar o surgimento de uma possível variedade linguística nessa
comunidade. Foi a partir das inserções orientadas na escola, como bolsista do
PIBID, estágio supervisionado e principalmente como professora regente no
CEVE desde o ano de 2012, que despertou o interesse em investigar os
fenômenos linguísticos dos estudantes especificamente do 9º ano do Ensino
Fundamental e dos professores. Para fundamentar a minha pesquisa, busco
dialogar com as teorias de BORTONI-RICARDO (2004, 2005), BAGNO (2007),
CARDOSO E COBUCCI (2014) e CAVALIERE, (2005), que fundamentam a
análise dos dados gerados durante a pesquisa. A pesquisa apresentada neste
trabalho tem caráter qualitativo e o procedimento da geração de dados deu-se
por meio de gravações de conversas espontâneas entre os professores e na
sala de aula entre os estudantes do CEVE. O Colégio Estadual Vale da
Esperança está localizado no Assentamento Vale da Esperança, município de
Formosa – GO. Para identificar as pessoas no processo de pesquisa foram
usados nomes fictícios para professores e a letra E seguida de um número,
para identificar estudantes, a fim de preservar suas identidades. Ao final da
pesquisa e análise dos dados gerados, pude identificar o surgimento de
possíveis variedades linguísticas que se agregaram à fala dos grupos
investigados. Para além desta identificação, a pesquisa contribui para reflexão
do ensino de língua portuguesa na sala de aula levando em consideração o
campo linguístico que permeia as comunidades de fala no contexto escolar. |
Abstract: | The present work is the result of research on the sociolinguistic context in the
context of the Vale da Esperança State College (CEVE), in order to investigate
the emergence of a possible linguistic variety in this community. It was from the
orientated insertions in the school, as PIBID scholarship holder, supervised
internship and mainly as regent teacher in the CEVE since the year 2012, that
aroused the interest in investigating the linguistic phenomena of the students
specifically of the 9th year of Elementary Education and of the teachers . To
base my research, I seek to dialogue with the theories of BORTONI-RICARDO
(2004, 2005), BAGNO (2007), CARDOSO AND COBUCCI (2014) and
CAVALIERE, (2005), which base the analysis of the data generated during the
research. The research presented in this work is qualitative and the data
generation procedure was done through recordings of spontaneous
conversations between teachers and in the classroom among CEVE students.
The Vale da Esperança State College is located in the Vale da Esperança
settlement, municipality of Formosa - GO. To identify the people in the search
process were used fictitious names for teachers and the letter E followed by a
number to identify students in order to preserve their identities. At the end of the
research and analysis of the generated data, I was able to identify the
appearance of possible linguistic varieties that were added to the speech of the
groups investigated. In addition to this identification, the research contributes to
the reflection of Portuguese language teaching in the classroom taking into
account the linguistic field that permeates the speech communities in the school
context. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), 2019. |
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Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura
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