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Título: Uma abordagem sociolinguística no contexto do Colégio Estadual Vale da Esperança
Autor(es): Pereira, Ionara de Paiva
Orientador(es): Sousa, Rosineide Magalhães de
Assunto: Sociolinguística
Variação linguística
Data de apresentação: 25-Fev-2019
Data de publicação: 22-Out-2020
Referência: PEREIRA, Ionara de Paiva. Uma abordagem sociolinguística no contexto do Colégio Estadual Vale da Esperança. 2019. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2019.
Resumo: O presente trabalho é resultado da pesquisa sobre o contexto sociolinguístico no contexto do Colégio Estadual Vale da Esperança (CEVE), com objetivo de investigar o surgimento de uma possível variedade linguística nessa comunidade. Foi a partir das inserções orientadas na escola, como bolsista do PIBID, estágio supervisionado e principalmente como professora regente no CEVE desde o ano de 2012, que despertou o interesse em investigar os fenômenos linguísticos dos estudantes especificamente do 9º ano do Ensino Fundamental e dos professores. Para fundamentar a minha pesquisa, busco dialogar com as teorias de BORTONI-RICARDO (2004, 2005), BAGNO (2007), CARDOSO E COBUCCI (2014) e CAVALIERE, (2005), que fundamentam a análise dos dados gerados durante a pesquisa. A pesquisa apresentada neste trabalho tem caráter qualitativo e o procedimento da geração de dados deu-se por meio de gravações de conversas espontâneas entre os professores e na sala de aula entre os estudantes do CEVE. O Colégio Estadual Vale da Esperança está localizado no Assentamento Vale da Esperança, município de Formosa – GO. Para identificar as pessoas no processo de pesquisa foram usados nomes fictícios para professores e a letra E seguida de um número, para identificar estudantes, a fim de preservar suas identidades. Ao final da pesquisa e análise dos dados gerados, pude identificar o surgimento de possíveis variedades linguísticas que se agregaram à fala dos grupos investigados. Para além desta identificação, a pesquisa contribui para reflexão do ensino de língua portuguesa na sala de aula levando em consideração o campo linguístico que permeia as comunidades de fala no contexto escolar.
Abstract: The present work is the result of research on the sociolinguistic context in the context of the Vale da Esperança State College (CEVE), in order to investigate the emergence of a possible linguistic variety in this community. It was from the orientated insertions in the school, as PIBID scholarship holder, supervised internship and mainly as regent teacher in the CEVE since the year 2012, that aroused the interest in investigating the linguistic phenomena of the students specifically of the 9th year of Elementary Education and of the teachers . To base my research, I seek to dialogue with the theories of BORTONI-RICARDO (2004, 2005), BAGNO (2007), CARDOSO AND COBUCCI (2014) and CAVALIERE, (2005), which base the analysis of the data generated during the research. The research presented in this work is qualitative and the data generation procedure was done through recordings of spontaneous conversations between teachers and in the classroom among CEVE students. The Vale da Esperança State College is located in the Vale da Esperança settlement, municipality of Formosa - GO. To identify the people in the search process were used fictitious names for teachers and the letter E followed by a number to identify students in order to preserve their identities. At the end of the research and analysis of the generated data, I was able to identify the appearance of possible linguistic varieties that were added to the speech of the groups investigated. In addition to this identification, the research contributes to the reflection of Portuguese language teaching in the classroom taking into account the linguistic field that permeates the speech communities in the school context.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), 2019.
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