Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25789
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_WanessaMarquesDaConceicao_tcc.pdf4,77 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Alimentação escolar e agricultura familiar no Colégio Estadual Joaquim de Souza Fagundes (Teresina de Goiás-GO) : um olhar a partir dos conceitos de soberania e segurança alimentar e nutricional
Autor(es): Conceição, Wanessa Marques da
Orientador(es): Rochet, Juliana
Assunto: Segurança alimentar e nutricional
Agricultura familiar
Alimentação escolar
Merenda escolar
Data de apresentação: 26-Jun-2019
Data de publicação: 22-Out-2020
Referência: CONCEIÇÃO, Wanessa Marques da. Alimentação escolar e agricultura familiar no Colégio Estadual Joaquim de Souza Fagundes (Teresina de Goiás-GO): um olhar a partir dos conceitos de soberania e segurança alimentar e nutricional. 2019. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2019.
Resumo: Falar de alimentação saudável e da qualidade dos alimentos requer conhecimento e prática. São muitas variedades de alimentos consumidos diariamente, mas diversas pessoas não sabem de onde os mesmos vêm e como são produzidos. Por meio deste trabalho, percebeu-se que muitos alimentos usados no dia a dia são prejudiciais à saúde, contribuindo para o surgimento ou agravamento de doenças como diabetes, colesterol (LDL), hipertensão, cânceres. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi à realização de uma pesquisa qualitativa na cidade de Teresina de Goiás-GO, no Colégio Estadual Joaquim de Souza Fagundes, sobre a alimentação escolar servida aos alunos e sua relação com a agricultura familiar a partir dos princípios da segurança e soberania alimentar. Este trabalho foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica e de entrevistas semiestruturadas com os alunos do ensino fundamental II e do ensino médio. Foram também entrevistados o gestor da escola (Diretor), a coordenadora de merenda e merendeiras. Além disso, foram utilizadas as técnicas de grupo focal e observação participante. Como resultado, foi possível observar que o Colégio serve uma alimentação saudável aos alunos, com acompanhamento nutricional, observada a compra de agricultores familiares e a garantia dos princípios da soberania e segurança alimentar. O município ainda enfrenta dificuldades com a compra de produtos frescos, pois não existem muito agricultores familiares na cidade para fornecerem os alimentos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Ciências da Natureza



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.