Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/25781
Arquivos neste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_MauraDeSousaRibeiro_tcc.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | ver/abrir |
Título: | O ensino de matemática por meio de jogos para alunos da escola do campo do Colégio Estadual Calunga I |
Autor(es): | Ribeiro, Maura de Sousa |
Orientador(es): | Silva, Andréia Borges Avelar da |
Assunto: | Jogos educativos Matemática - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 10-Dez-2018 |
Data de publicação: | 22-Out-2020 |
Referência: | RIBEIRO, Maura de Sousa. O ensino de matemática por meio de jogos para alunos da escola do campo do Colégio Estadual Calunga I. 2018. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso intitulado “O Ensino de Matemática por Meio de Jogos para Alunos da Escola do Campo do Colégio Estadual Calunga I”, é uma pesquisa com aspectos quantitativos e qualitativos, que foi realizada através de pesquisa bibliográfica de livros especializados sobre o tema, observação do cotidiano escolar, aplicação de atividades com realização de jogos, onde foram abordadas as operações básicas da Matemática. O objetivo principal era observar se as estratégias e metodologias de utilizar jogos matemáticos contribuem para a aprendizagem desta disciplina. A pesquisa surgiu de diagnóstico prévio de um problema apresentado pelos alunos e observado durante o período de estágio supervisionado, que foi desenvolvido durante a graduação da pesquisadora na referida escola. Observou-se durante os estágios, que os alunos apresentaram dificuldades de aprendizagem relacionada às quatro operações básicas da Matemática. São alunos com defasagem escolar e poderiam se beneficiar da estratégia de aplicação de jogos como facilitadora da aprendizagem. Tendo como objetivos a serem alcançados: investigar e analisar as contribuições dos jogos como estratégia no ensino da Matemática, propondo um novo pensar nas práticas educativas nas escolas do campo na Comunidade Quilombola. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Matemática |
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.