Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25780
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MaristelaSoeira_tcc.pdf982,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Arte e educação infantil : práticas pedagógicas para cirandas infantis das escolas do campo
Autor(es): Soeira, Maristela
Orientador(es): Gonçalves, Felipe Canova
Coorientador(es): Wolff, Eliete Ávila
Assunto: Arte e educação
Educação de crianças
Educação do campo
Música na educação
Data de apresentação: 13-Jul-2018
Data de publicação: 22-Out-2020
Referência: SOEIRA, Maristela. Arte e educação infantil: práticas pedagógicas para cirandas infantis das escolas do campo. 2018. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como proposta relacionar a arte e a educação construindo propostas pedagógicas para as Cirandas Infantis das escolas do campo. Tomando como pressupostos metodológicos a revisão bibliográfica, a pesquisa documental e o registro de memórias da pesquisadora durante estágio na Ciranda Infantil da LEdoC FUP, o trabalho debate o desenvolvimento humano e a infância, a Educação do Campo, as Cirandas Infantis, a aproximação entre arte e educação com enfoque na Educação Infantil até chegar à elaboração de práticas pedagógicas voltadas às Cirandas Infantis como contribuição para as escolas do campo, que servirá à Educação do Campo e os movimentos sociais ligados aos territórios vinculados aos povos do campo.
Abstract: The present work of conclusion of course has as a proposal to relate the art and the education constructing pedagogical proposals for the Cirandas Infantis of the schools of the field. Taking as methodological assumptions the bibliographical review, the documental research and the recording of the researcher's memories during her internship in the Ciranda Infantil of the LEdoC FUP, the work discusses human development and childhood, Educação do Campo, Ciranda Infantil, the approximation between art and education with a focus on Early Childhood Education until the elaboration of pedagogical practices focused on Cirandas Infantis as a contribution to the rural schools, which will serve the Educação do Campo and social movements linked to the territories linked to the rural people.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação do Campo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.