Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25777
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MarinezRosaCostaSerafim_tcc.pdf10,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudos interdisciplinares sobre a importância da preservação do Rio dos Porcos na comunidade Vão do Moleque
Autor(es): Serafim, Marinez Rosa Costa
Orientador(es): Santos, Clarice Aparecida dos
Assunto: Escolas - participação da comunidade
Água - poluição
Rios
Data de apresentação: 6-Dez-2018
Data de publicação: 22-Out-2020
Referência: SERAFIM, Marinez Rosa Costa. Estudos interdisciplinares sobre a importância da preservação do Rio dos Porcos na comunidade Vão do Moleque. 2018. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho monográfico é um estudo de caso baseado em estudos interdisciplinares sobre a preservação do Rio dos Porcos na comunidade Vão do Moleque. O motivo da realização desse trabalho é buscar as causas e possíveis soluções junto com a comunidade e a escola, em relação ao agravamento da poluição do Rio nos festejos da Romaria de São Gonçalo, que acontece nos dias 11 a 17 de setembro de cada ano. A comunidade e a escola fazem utilização da água nas necessidades diárias, como: lavar roupa, lavar louça, beber, cozinhar, ou seja, a água é utilizada na vida das pessoas da comunidade. Por outro lado, essa Romaria é uma festa tradicional que acontece desde os primeiros ex- escravos a surgir na comunidade, à procura de liberdade. O presente trabalho tem o desafio de trabalhar com este problema e buscar soluções conjuntas entre a escola e a comunidade, por meio de um trabalho interdisciplinar no Colégio Estadual Calunga 1 Extensão Maiadinha, envolvendo estudantes e professores.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Ciências da Natureza



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.